"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

terça-feira, 7 de abril de 2009

Protótipos para seus Modelos 3D

Existem impressoras 3D que transformam seu modelo 3D em objetos físicos que você pode ter na palma de sua mão em algumas horas.

Eu sempre desejei ter meus modelos convertidos em peças de decoração e acho interessante a técnica usada por empresas de prototipagem para fazer isto se tornar realidade.

As impressoras usadas nesta tarefa tem alta tecnologia e utilizam um padrão de arquivo 3D que pode ser convertido a partir da maioria dos softwares 3D, inclusive o Blender é capaz de fazer isto.

Os grandes clientes destes tipos de serviços são empresas mecânicas, embalagens,brinquedos, hospitalar e brindes que precisam ter a visão física de como vai ficar o seu produto final antes de colocá-lo em grande escala de produção. Grandes empresas até mantém internamente um departamento de protótipos devido a grande demanda.

Muitas destas impressoras 3D têm seu tamanho adequado ao uso em escritórios. Um dia ainda vou ter uma, rs!

Aqui em Sampa, na região de Santo Amaro tem uma empresa que faz este trabalho de prototipagem e vale a pena mencioná-la aqui, mesmo sem receber nenhuma comissão para isto,rs. Não fiz nenhuma cotação, mas creio não ser um grande absurdo, para modelos com cubagem inferior a 3cm!

FI PROTÓTIPOS

Como esta, existem muitas outras no Brasil e no mundo! É só buscar no Google!

Vejam estas:

POWER 3D

ROBTEC

FABRICA DE IMAGENS

SISGRAPH

Recentemente saiu uma reportagem na Blendernation falando sobre a Shapeways uma organização dedicada a hospedar modelos de qualquer artista 3D e colocá-los à venda por preços estabelecidos pelo tamanho e complexidade do modelo devido ao consumo de material. O próprio artista coloca sua margem de lucro sobre o custo do produto pré-estabelecido pela Shapeways. Eu já tenho alguns modelos simples hospedados lá. Eles vendem ao artista sua própria obra ao preço de custo que pode variar muito conforme o tamanho e complexidade. Podem custar menos de 10 dólares até mais de 1000 dólares pra se ter um modelo físico. Não tem desconto por volume comprado.

Veja o tópico : Shapeways

Abraços,

Tio Ilmo

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários