"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

terça-feira, 9 de junho de 2009

The Guerrilla CG Project - Uma visão teórica do 3D


Muitas vezes usamos vários comandos no Blender de forma automática sem saber exatamente sua melhor aplicação. O Guerrilla CG Project elaborou alguns vídeos explicando o lado teórico da prática, rs.

Eu já tinha ouvido falar do Guerrilla, mas apenas havia considerado como mais uma fonte de tutoriais até ver uma matéria no Blog do Allan Brito sobre um dos temas abordados pelo Guerrilla para ensinar o artista CG a saber o porquê das coisas.
Alguns temas abordados:

Os vídeos são muito bem feitos e mesmo que a narração esteja em inglês é fácil de sacar a idéia que se quer passar.
Uma outra sacada do Guerrilla é explicar teoricamente cada recurso utilizado no software 3D, tais como estes abaixo:
Bump : Efeito que usa branco, preto e tons de cinza de uma imagem para causar a ilusão de relevos e depressões num objeto 3D. Não aproximar muito o objeto no Render para não perder a ilusão de relevos e depressões.
Displacemente: Efeito que usa branco, preto e tons de cinza de uma imagem para causar relevos e depressões reais num objeto 3D. Muda a topologia do objeto. É necessário várias subdivisões no objeto para funcionar.
Greyscale Mapa: Uma imagem que é feita de preto e branco e tons de cinza. Muito usada para gerar os efeitos de Bump e Displacement em objetos 3D.
Render: Processo de cálculo de um objeto 3D para gerar uma imagem. Quanto mais subdivisões tiver um objeto maior o tempo de render.

Boa viagem...
Tio Ilmo

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários