"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

domingo, 13 de dezembro de 2009

Blender 2.50 - Interface Incompleta - Problema Resolvido

Ae galera,

Eu nunca poderia imaginar que um detalhe tão sutil pudesse impedir o Blender 2.50 de funcionar perfeitamente no meu velho companheiro de tantas jornadas, meu computador AMD XP 2400+ adquirido em Abril de 2004 (o danado já vai fazer 6 anos e cheguei a pensar em aposentá-lo por causa deste problema).

Depois de instalar tudo o que foi solicitado que inclui, Python 3.0, Visual C++ e os cambaus, o Blender 2.50 simplesmente abria e mostrava a cara, mas nenhum menu ou painel era habilitado. O engraçado é que algumas das primeiras versões do 2.50 funcionou, mas apresentavam outros problemas. Isso me deixou grilado por dois meses. Porque algumas versões anteriores funcionavam e justamente as mais recentes não?

Hoje encontrei uma postagem no BlenderNation com a resposta para o meu problema e que pode ser o seu também.

Se você instalou o Blender em uma pasta que tenha qualquer caracter especial no nome, tipo o uso de um "til" ou "ç" o bicho não vai funcionar. Acreditem, este é o problema! O Blender 2.50 não está funcionando quando instalado em pastas que tenham caracteres latinos ou especiais. Os "não" ASCII caracteres.

Ufa! Estava pensando em roubar o computador supersônico (Quadcore) da minha mulher pra usar o Blender 2.50 e finalmente descobri que estava instalando o Blender 2.50 dentro de uma pasta chamada "Versões" (olha o "til" ai gente!!!)

O maldito "til" me fez sofrer dois meses sem poder usar o novo brinquedo. Para não perder o embalo do Blender 2.50 tive que usar meu Notebook que por acaso estava instalando o Blender numa pasta chamada "Versions" (nada de "til", então funcionou).

Eu nunca iria descobrir isto se não fosse um cara da Blender Dev que resolveu dar esta dica. A questão é que o cara nem latino e se preocupou com o povo tupiniquim. Ele também explica como resolver o problema de outra forma sem mudar o nome da pasta, mas pra mim é muito mais simples jogar o "til" fora, rs. Aliás, o que estas drogas de caracteres ainda fazem na língua portuguesa. Deviam ter banido todos os acentos e sinais estranhos nesta última revisão ortográfica, mas ainda não foi desta vez, rs. Quem sabe daqui há cem anos...

Siga o link abaixo se quer conhecer outras alternativas pra resolver o problema:

jesterKing's BlenderDev blog

Valeu Blender Dev. Vocês me salvaram e tb meu AMD XP 2400. Agora minha Interface está completa e meu velho amigo AMD XP 2400 teve uma sobrevida. Quem sabe fico com ele por mais 6 longos anos,rs.


Tio Ilmo

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários