"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Blender 2.50 - Atalhos - Personalização

Recentemente citei um dos atalhos mais comuns usados no Blender o qual  foi trocado na nova versão do Blender 2.50. Acontece que alguns atalhos estão enraizados na mente dos usuários mais antigos e que uma mudança radical pode causar algum desconforto e perda de tempo. Além disto, alguns atalhos antigos eram mais curtos que os propostos na versão 2.50.

O Allan Brito divulgou no seu site uma maneira de personalizar os atalhos do jeito que o usuário desejar. Assim não haverá necessidade de uma nova adaptação, mas a cada nova versão o usuário terá que personalizar tudo de novo e sendo assim, sugiro personalizar o mínimo necessário.

Siga o link: Blender 2.50 - Atalhos Personalizados

Acho que vale a pena personalizar em alguns casos, pois os atalhos antigos eram mais curtos do que os propostos na versão 2.50.

Dois casos que valem ser mencionados e personalizados são:

Barra de Espaço para chamar o menu que inclui objetos na cena. Este foi substituido por Shift+A (o atalho antigo era mais curto)

Tecla C para centralizar o objeto na cena. O atual Control+(vírgula do teclado numérico). Ninguém merece. Isto não é atalho, parece mais a Marginal do Tietê aqui em São Paulo. Dá uma volta enorme e até precisa usar as duas mãos, rs!

Minha dica é que vejam a instrução do Allan Brito para personalizar os atalhos e mudem os atalhos conforme o desejado.

Vlw !

Tio Ilmo

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários