"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Blender 2.5: Teclas de Atalho na Cabeça

Basta você assistir alguns tutoriais de feras do 3D para você perceber a habilidade dos caras na modelagem de figuras orgânicas ou qualquer outro tipo de modelo.

É claro que para chegar neste nível você precisa se dedicar bastante, mas umas boas dicas abreviam este processo.

Vou citar alguns comandos que devem estar bem fixados na memória para você ganhar produtividade evitando aquele desânimo que os novatos sentem por pensar que nunca vão conseguir modelar com qualidade e rapidez como as feras do 3D.

Imagine que você é um escultor e que na sua bancada estão as ferramentas básicas organizadas de tal forma que você sem tirar os olhos da peça, tome uma determinada ferramenta nas mãos sempre que precisar fazer alguns retoques na peça que demandem tal ferramenta. Como as ferramentas do Blender 3D são virtuais, sua memorização é fundamental para ganhar produtividade. Portanto a sua mente é a sua bancada onde as ferramentas virtuais do Blender 3D devem estar disponíveis quando forem necessárias.

Agora vou citar algumas das ferramentas "mais usadas" no processo de modelagem as quais devem estar cravadas na sua mente. As ferramentas são acessadas por atalhos do seu teclado. Vamos lá...

Ângulo de visão da câmera: Teclas Numéricas 1 (Frontal), 3 (Lateral), 7 (Topo) e 0 (Perspectiva), Ctrl seguido das teclas 1, 3 e 7 colocam na visão oposta. Exemplo: Enquanto 1 é visão frontal o Ctrl 1 é visão traseira e assim por diante.

Eixos da área 3D: X , Y e Z (Pra quem olha pela visão frontal o eixo X representa as direções direita e esquerda, o eixo Y para frente e para trás e o eixo Z para cima e para baixo). Estas letras devem ser acionadas como complemento de outros comandos.

Modos de Desenvolvimento: Tab (Para mudar entre modo Objeto e modo de Edição)

Inclusão e Exclusão de Objetos: Shif+A (Incluir objetos na cena no Blender 2.50 substitui a barra de espaço) , X (Deletar objetos ou partes dele)

Posicionamento: Shif+C (Posiciona o cursor no centro da 3D view), Ctrl+Vírgula Teclado Numérico (Centraliza a cena em torno da posição que o cursor estiver posicionado)

Transformação : R (Rotação) , S (Tamanho), G (Movimento), H (Esconder total ou parcialmente um objeto), P (Separar parte de um objeto formando dois objetos distintos), Ctrl+J (Junta objetos ou partes deles), Alt+R (Ressetar Rotação), Alt+S (Ressetar Tamanho), Alt+G (Ressetar Movimento)

Seleção: A (Seleção/Desseleção Total), B (Seleção/Desseleção Parcial), C (Seleção Circular), Alt +Botão Direito do Mouse (seleção em looping), Shif+Botão Direito (Seleção em sequencia).

Modos de Topologia: Ctrl+Tab (Faces, Linhas e Vértices) - A seleção para edição será executada conforme o modo selecionado. Exemplo: Se o modo selecionado for Faces as faces serão ativadas para seleção e assim para os demais modos.

Modelagem: E (Estrusão), F(Criação de faces), Ctrl+N (Recalcular Normais)

Visualização do Objeto: Z (muda entre visualização sólida e grade vazada)

Não é necessário memorizar 100% das ferramentas para aumentar sua produtividade na modelagem, mas um pouco mais de trinta comandos memorizados e você verá que sua produtividade aumentar exponencialmente no Blender 3D. Não foram mencionados aqui todos os comandos disponíveis no Blender 3D para modelar, apenas os mais usados. Também não foram mencionados atalhos para texturização, animação e renderização por que não estão sendo abordados neste tema.

O Blender 3D em todos temas deve ter mais de 200 atalhos na versão padrão e podem ser aumentados e personalizados na versão 2.50, mas bastam uns 60 deles na cabeça e alguma habilidade no uso deles pra você parecer um expert.

Praticar a modelagem com frequência é muito importante, pois eu quando fico uns tres meses sem usar o Blender 3D somem de minha memória cerca de 40% das ferramentas básicas sem contar que a habilidade com as ferramentas também caem quando não a usamos com frequência.

Abraços,

Tio Ilmo


Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários