"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Blender Maniacs - Resultado da nossa Enquete


Depois de algum tempo saiu o resultado final de nossa enquete sobre o que você mais curte em 3D.

Não teve muita surpresa, mas o equilíbrio foi fantástico em três das 4 opções, conforme segue:

Games = 23 votos
Animação = 22 votos
Modelagem = 20 Votos
Texturização = 3 votos

A vitória ficou com Games, porém seguido de perto por Animação em segundo com 22 pontos e Modelagem em terceiro com 20 votos. Texturização ficou em último com apenas 3 votos.

Eu curto todos os quesitos, pois todos tem na minha opinião igual importância numa produção 3D.

Para fazer um Game, que foi o mais votado nesta pesquisa é necessário passar por todas as outras etapas e curiosamente a Texturização tem sido um quesito de grande diferenciação nos Games mais modernos.

Quando eu vi pela primeira vez os resursos de um software 3D, eu me senti num verdadeiro set de cinema. Fiquei tão admirado com as técnicas usadas já naquela época há uns 5 anos atrás que desde então venho acompanhando a evolução deste processo incrível de dar vida a personagens. Eu não consigo assistir a um filme de animação 3D sem observar atentamente os detalhes dos movimentos e acabamento. Um filme que me fez vibrar do ponto de vista técnico foi curtir a riqueza de detalhes nas texturas que foram aplicadas aos personagens que apareceram no filme do Happy Feet. Simplesmente sensacional!


Tudo neste filme foi cuidadosamente produzido, desde a modelagem até a produção final.

A derrotada textura em nossa enquete foi uma das obras primas aplicadas neste filme. Na minha opinião o filme Happy Feet venceu em todos os quesitos acima e ainda teve um enredo muito bom com um cuidado especial em documentar a vida como ela é numa comunidade de Pinguins, especialmente quando é apresentado o êxodo do grupo em busca de um lugar seguro para os bebês que estavam para nascer em meio a tempestade de neve.

Se tiver tempo assista há um vídeo do Andrew Price sobre aplicação de texturas e materiais no compositor de nós (Node Editor) do Blender 3D que você vai ficar pasmo em saber quanta coisa legal tem pra aprender neste tema.

Agora que já defendi bastante o perdedor da enquete, agradeço muito a todos que contribuiram com seu voto. Em breve colocarei uma nova enquete no ar.

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários