"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Blender Maniacs - Concurso de Boneco de Neve


E não sou exatamente um concorrente à altura, mas para que todos vejam o meu boneco segue uma imagem do cidadão gelado.


Modéstia à parte até que ficou legalzinho pra quem nunca viu neve na vida,rs.

Usei vários recursos do Blender neste trabalho. Segue alguns comentários:

1 - O boneco foi formado por tres bolas distintas (cubos com subdivisões) as quais foram conectadas entre si por meio de mesclagem de vértices. Este recurso permitiu uma transição suave entre as tres bolas.
2 - O chapéu foi feito a partir de um cone e foi aplicado o efeito de roupagem do Blender. Para se ajustar perfeitamente a cabeça do boneco fiz com que a peça (chapéu) caísse sobre a bola da cabeça (obstáculo) até formar as dobras do tecido. Usei o sistema de física do Blender para obter este efeito.
3 - Os pêlos do chapéu e do cachecol foram obtidos pelo sistema de partículas (hair). A configuração é a mesma usada pelo Andrew Price do site Blender Guru (Fluffy Santa Hat).
4 - Para fazer os galhos (que são os braços do boneco) usei curvas tipo bezier em 3D que depois de chegar no formato desejado para o galho, converti a curva em malha para poder aplicar a textura UV.
5 - A textura da pele do boneco e da neve do terreno foi fruto de uma combinação de materias processuais e uma textura de neve que baixei de um site que fornece texturas livres de royalties. Antes de usar a textura tive que clarear um pouco usando recursos do Gimp.
6 - A grama bem rala foi feita usando o sistema de partículas, porém criei um grupo de vértices para para a malha do terrno visando direcionar exatamente onde eu queria que elas fossem aplicadas. Depois apliquei variações de rotação e tamanho de forma aleatória usando configurações do sistema de partículas.
7 - Usei recursos de criação de imagens do Excel para fazer as placas com os dizeres Welcome 2011 e Bye Bye 2010. Acreditem o Excel tem uma ótima ferramenta para criar painéis gráficos com possibilidade de customizações que vão das cores, fontes, efeitos 3D até sombras. Depois de converter em JPG usando o Paint do Windows (poderia ser qq aplicatvo gráfico) apliquei a imagem em objetos planos no Blender para depois obter as dobras usando o sistema de simulação física do Blender.
8 - Modelei pedaços de carvão para usar como olhos e botões. O nariz foi feito imitando uma cenoura. Texturizei o nariz a partir de uma imagem de cenoura usando mapeamento UV.
9 - Apliquei luzes que simulam céu e amosfera e depois renderizei usando oclusão de ambiente na janela de World.
10 - A imagem final retrata o Boneco de Neve dando adeus ao ano de 2010 e dando boas vindas ao ano de 2011. Note que a placa de 2010 está abaixada simbolizando o adeus enquanto a placa de 2011 está erguida simbolizando as boas vindas. Meio previsível, mas foi tudo que pude imaginar em tempo de enviar o trabalho.

Podia ter feito, mas não fiz por falta de tempo:
11- Colocar alguns elementos ao fundo como árvores e uma casinha de campo.
12 - Otimizar a topologia do corpo do boneco. Os traços são muito lineares, poderiam ser mais acidentados para dar mais realismo.
13 - Agregar elementos a cena simbolizando que crianças estiveram por ali. Algo do tipo pequenas pás largadas pelo chão e pedaços de carvão e galhos não usados no boneco espalhados ao redor. Pegadas na neve e por ai a fora...

Mesmo assim, espero que gostem...

Acompanhem o resultado do concurso e vejam as artes dos demais concorrentes no site Blender Cookie.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu achei o seu boneco extremamente bonito ,respeito muito o seu trabalho,eu estava usando o blender 2.4 (descobri ha 1 mes) e comecei a mecher nele,agora baixei o 2.5 e estou meio perdida,vai demorar pra ficar assim bonito como suas imagens,mas vou tentar me empenhar mais,consegui avançar muito com suas aulas,até mais e boa sorte.

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários