"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

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terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Blender Maniacs Tutorials - Criar e Texturizar um Terreno

Um ótimo tutorial para criação de um terreno usando várias técnicas de modelagem, textura e iluminação do Blender 2.50, entre as quais eu destaco a parte da texturização onde o autor usa uma técnica chamada SPLATTING, que consiste em colocar uma textura básica de grama, uma máscara Stencil e outra textura de terra. A idéia é usar os recursos de pintura de texturas (Texture Painting) do Blender para mesclar as duas texturas da grama e da terra formando um visual bem legal no terreno.

O autor usou esta mesma técnica no game Yo Frankie conforme se vê nas imagens abaixo.


O autor também aborda no tutorial como criar uma biblioteca de modelos para serem usados em outros arquivos de Blender.

Siga este link para ver o tutorial: Splatting & Library Linking

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