"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Blender Maniacs Add-ons - Remesh Modifier

Recentemente foi disponibilizada na Graphical.Org uma versão preliminar do Blender 3D com o modificador Remesh.

Se você ainda não tinha ouvido falar desta nova ferramenta, o Remesh quando bem utilizado vai revolucionar a qualidade topológica dos seus modelos. Falei dificil? Então vou simplificar:



O sonho de consumo de todo artista 3D é criar um modelo que transmita o visual desejado com o menor número de polígonos possível para que o processamento flua melhor. Quanto maior o número de vértices numa malha mais lento será o processamento da informação no seu computador. Sabemos que se um cubo simples usa apenas 6 faces (ou 14 vértices) para ser composto, um modelo orgânico pode usar centenas de milhares de vértices ou até milhões deles. A razão desta disparidade numérica é simples: A complexidade do formato dos modelos. Enquanto o cubo usa apenas linhas retas para ser composto, um modelo orgânico se vale de inúmeras faces para compor o resultado final de forma que fique claro o que se quer mostrar.

Na figura abaixo você vê um cone na versão primitiva com faces triangulares e suas réplicas com o uso do modificador Remesh. Note que a medida que se converte as faces triangulares em quadradas e aumenta-se o número de faces, o modelo se aproxima do modelo original. Nem sempre é necessário uma réplica perfeita do original podendo manter o modelo com menos faces quadradas. Aliás a réplica mais simples ficou bem legalzinha, pois parece um palácio,rs.


Remesh Modifier
 O desafio na composição de modelos complexos é manter toda a sua superfície com faces quadradas evitando os triângulos com o menor número de faces possível. Isto é importante para que o mesmo possa ser usado em animações que o deformem, como por exemplo um personagem em movimento (as faces triangulares não são amigas da animação). Embora nem sempre isto seja possível, se consegue chegar a resultados bem satisfatórios com o uso exclusivo de faces quadradas.

Acontece que durante o processo de modelagem sempre escapa uma ou outra face retangular e às vezes exageramos na quantidade de cortes e detalhes tornando o modelo muito pesado em número de faces.

É nestas horas que entra em ação o modificador Remesh. Como o nome diz, a idéia é refazer a malha para ficar mais simples e limpa.

O recurso é muito simples de usar, mas muito útil. Se a evolução tecnológica do Blender 3D continuar assim, um dia nós vamos imaginar um modelo e ele vai se reproduzir holograficamente diante dos nossos olhos,rs.

Siga os links abaixo para saber mais:

Blog Desenvolvimento Remesh

Wiki oficial Remesh

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários