Se você ainda não tinha ouvido falar desta nova ferramenta, o Remesh quando bem utilizado vai revolucionar a qualidade topológica dos seus modelos. Falei dificil? Então vou simplificar:
O sonho de consumo de todo artista 3D é criar um modelo que transmita o visual desejado com o menor número de polígonos possível para que o processamento flua melhor. Quanto maior o número de vértices numa malha mais lento será o processamento da informação no seu computador. Sabemos que se um cubo simples usa apenas 6 faces (ou 14 vértices) para ser composto, um modelo orgânico pode usar centenas de milhares de vértices ou até milhões deles. A razão desta disparidade numérica é simples: A complexidade do formato dos modelos. Enquanto o cubo usa apenas linhas retas para ser composto, um modelo orgânico se vale de inúmeras faces para compor o resultado final de forma que fique claro o que se quer mostrar.
Na figura abaixo você vê um cone na versão primitiva com faces triangulares e suas réplicas com o uso do modificador Remesh. Note que a medida que se converte as faces triangulares em quadradas e aumenta-se o número de faces, o modelo se aproxima do modelo original. Nem sempre é necessário uma réplica perfeita do original podendo manter o modelo com menos faces quadradas. Aliás a réplica mais simples ficou bem legalzinha, pois parece um palácio,rs.
![]() |
Remesh Modifier |
Acontece que durante o processo de modelagem sempre escapa uma ou outra face retangular e às vezes exageramos na quantidade de cortes e detalhes tornando o modelo muito pesado em número de faces.
É nestas horas que entra em ação o modificador Remesh. Como o nome diz, a idéia é refazer a malha para ficar mais simples e limpa.
O recurso é muito simples de usar, mas muito útil. Se a evolução tecnológica do Blender 3D continuar assim, um dia nós vamos imaginar um modelo e ele vai se reproduzir holograficamente diante dos nossos olhos,rs.
Siga os links abaixo para saber mais:
Blog Desenvolvimento Remesh
Wiki oficial Remesh
Nenhum comentário:
Postar um comentário