"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Rigging - Esqueletos

Penso que tudo o que planejamos fazer deve estar bem claro antes de começarmos. Se pretendemos aprender como se faz esqueletos usando uma ferramenta 3D como o Blender então uma boa dica é ver como outros usuários mais avançados fizeram seus esqueletos. Se nosso interesse não é desenvolver esqueletos, mas apenas animar um personagem já modelado uma boa dica seria não perder tempo criando esqueleto e emprestar um esqueleto que esteja disponível gratuitamente para este uso.

Existem vários colegas no universo Blender 3D que disponibilizam seus esqueletos para que os novatos possam aprender o processo e também para aqueles que não querem fazer esqueletos, mas apenas animar seu personagem.

Um link novo que apareceu na Blender Nation vale a pena conferir:
KREANIMATE

Além deste, procurei trazer aqui para nosso Blog o link para vários dêles compilados em uma edição da revista BlenderArt. Façam bom proveito:

BlenRig - Juan Plablo Bouza
Cutebear - Tommy Gard
Leg Rig - Daniel Martinez
Ludwig - Jason Pierce
Mancandy - Bassan Kurdali
MouseRig - Clean 3D
Otto - Virgilio Vasconcelos
Petunia Robot - Macouno
Richie the Gecho - Jonathan Lax
Red-Nelb - Daniel Martinez
Suzanne - Michael Thoenes
Squeek - Wim Claes

Um comentário:

Unknown disse...

Olá Tilmo, gostaria de dizer que estou acompanhando as suas video aulas e até agora foram excelentes.

Mas o layout do blog Blander Maniacs poderia ser mas legível se você colocasse as fontes (letras) normais e não em itálico porque arial negrito/itálico atrapalha a leitura.

Parabéns novamente pelas video aulas

Agnes

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários