"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

trueSpace 7.6 - Minhas Primeiras Impressões


Depois de fazer o download de 130MB (grandinho quando comparado ao Blender)pude testar o brinquedo. Logo que abri percebi porque é grande!

A palavra brinquedo cai bem, mas no bom sentido, afinal o tS7.6 lembra um software infantil de tão colorido e cheio de ícones. A primeira impressão é de que tentaram fazer algo tão amigável que a Interface parece não ter um sentido lógico. Sem dúvida a resistência natural de eu ser um usuário de outro aplicativo conta negativamente, mas creio que depois de umas fuçadas mais profundas vou achar um caranguejo raro neste mangue.

O visual sem dúvda é encantador, pois é totalmente colorido e uma das grandes virtudes é seu render de tempo real. Tudo o que você fuça já aparece com um imagem que assemelha ao render final de muitos aplicativos. Esta é a proposta do GLSL do Blender. Outra coisa interessante é que por ter muitos ícones "arrastáveis" para as várias ferramentas dentro do software é possível obter resultados muito rapidamente.

Um exemplo é quando você quer jogar uma textura no modelo, basta arrastar uma daquelas pré-disponíveis e rapidamente você tem um objeto texturizado. O mesmo serve para luzes e objetos pré-prontos.

Alguns modelos de personagens e cabeças são disponibilizados para começar a brincar. Um recurso interessante é o de colocar cabelo em qualquer coisa e poder manipulá-lo da melhor forma logo em seguida.

É claro que me atrapalhei todo nos comandos de movimentação de tela e objetos, pois estou muito acostumado com os comandos do Blender, mas depois de fuçar mais, penso que vou adquirir uma certa habilidade.

O fato dele oferecer muita coisa pronta, pode ser visto de duas formas:

1 - A primeira seria atingir usuários que tem preguiça de aprender os fundamentos básicos de modelagem e acabarem se restringindo ao uso de objetos prontos sem nunca aventurar na criação do seu próprio invento a partir do zero. Eu acho prazeroso no Blender iniciar do zero. Partir de uma curva e produzir uma taça de vinho, por exemplo, é mais legal que ter a taça pronta só pra mudar a textura. Isto não significa que o tS7.6 não permita começar um trabalho do zero, mas sua Interface convida para inciar de algo já semi-pronto.

2 - A outra seria ganhar produtividade evitando tarefas repetitivas, sendo que o objetivo é ter um resultado rápido cortando etapas. É louvável esta proposta, pois ter uma biblioteca de objetos prontos e categorizados em certos momentos é muito bom para os profissionais que não têm tempo a perder. Eu mesmo estou ensaiando muito para começar a criar algumas paisagens pela preguiça de modelar tudo. O tS7.6 parece ajudar muito nisto, especialmente porque vi no site da Caligari um escritor e ilustrador chamado Paul Woodward que se delicia com o uso do tS7.6 em seus livros para crianças.

Certamente vou reservar algum tempo para fuçar mais no tS7.6 e quem sabe publicar aqui minhas ilustrações.

Assim que conhecer melhor o software, vou opinar sobre seus recursos de modelagem, texturagem, esqueletagem, animagem, iluminagem e todos os "magens" possíveis e imagináveis.

Abraço a todos,

Tio Ilmo

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários