"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

sábado, 26 de junho de 2010

Blender Tutoriais - Técnicas de Iluminação


Eu sempre que posso pesquiso sobre o tema iluminação que para mim faz total diferença entre um render amador e um profissional.

O Ben Simonds fez um trabalho muito legal pesquisando desde os primórdios tempos, passando por pintores consagrados, pelo cinema holywoodiano até chegar nas técnicas 3D para expor quão importantes são as luzes num cenário.

Eu li toda a matéria em Inglês e captei alguma coisa para contar para vocês.

Ele recomenda uma técnica simples e prática que é a famosa Three Points Lights. Para a formação desta configuração na cena você deve colocá-las em posições estratégicas para obter o melhor Render.

Os tipos de lâmpadas mais recomendados são a tipo SPOT e a tipo AREA. Sendo que a SPOT demanda bem menos tempo de renderização do que a AREA, porem a AREA oferece sombreamento mais suave. Estes dois tipos de lâmpadas são muito versáteis por terem possibilidade de direcionamento da luz e várias configurações possíveis.

Cada uma das tres lâmpadas usadas recebem um nome:
1 - Back Light - posicionada na parte traseira esquerda do objeto
2 - Key Light - posicionada na parte frontal um pouco à esquerda do objeto
3 - Fill light - posicionada na parte frontal em opsição a Key light, ou seja à direita do objeto

Veja ilustração abaixo:

Uma simples mudança na intensidade da luz ou mudança de posicionamento pode resultar numa imagem totalmente diferente. É importante você fazer vários testes de posicionamento a partir da posição básica de cada lâmpada mencionada acima. Quanto a intensidade de cada luz e o efeito de sombreamento fica melhor se você manter a sombra somente na Key light e  reduzir um pouco a intensidade da Back light.

Outra citação interessante no artigo do Ben Simonds é quando se posiciona a luz logo abaixo do rosto do personagem transmitindo um ar sinistro. Veja a figura abaixo:


A nossa doce Suzanne está mais para Jason da Sexta Feira Treze nesta imagem, rs.

Leia o artigo e registre as dicas mais importantes que ele cita no final da matéria. O texto está em inglês, mas nada que um tradutor do Google não resolva para quem não entende Inglês.

Siga o link:

Lighting Tips from The Masters

Um comentário:

Bruno Marota disse...

Eu uso essa técnica a um tempo, mas na boa, não fica bom como nos tutoriais, sempre acabo precisando de uma quarta luz.. ou um quinta luz.

Também tentei a técnica de 4 pontos, onde um dos pontos vem de baixo, pra mim, ficou igual.

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários