"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Blender Maniacs Tutorials - Walk Cicle and Lip Synch

Algumas técnicas de animação deixam os novatos malucos. Entre elas estão o Walk Cicle (ciclo de caminhada) e o Lip Synch (fala). É isso ai, até a mais simples das caminhadas exige técnicas que se não seguidas a risca vão transformar seu personagem cartoon em um robô animado.

Muitas destas técnicas são discutidas a fundo com ilustrações no site a seguir:


Ciclo de Caminhada
O autor enfatiza que o ponto principal a ser definido num ciclo de caminhada é o de "Contato com o solo". Ele cita que a correta configuração deste ponto resolve 80% do problema. Os pontos intermediários "Passagem" e "Retomada" se encarregarão de enriquecer o efeito. Um outro ponto que às vezes é esquecido mas ajuda a profissionalizar a caminahda do seu personagem é o chamado de "Ponto Alto". Ele normalmente antecede o ponto de Contato. Note na ilustração acima que o braço do personagem se opõe a posição do pé. Quando o pé direito avança o braço esquerdo avança enquanto o pé esquerdo retarda o braço direito retarda. Note também que que o corpo sofre uma leve elevação nos intervalos dos pontos de Contato.

Lip Synch

O autor utiliza apenas seis posições da boca para representar todas as falas. Leia o artigo para entender a técnica.

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários