"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Blender Maniacs Tutorials - NGPlant Tutorial - Vegetação

Ae galera,

Nunca é demais falar sobre vegetação no universo 3D, pois o que impressiona quando vemos uma cena bem feita em computação gráfica muitas vezes está relacionado com o cenário e certamente as árvores e plantas são as estrelas neste quesito.

O NGPlant é um aplicativo gratuito especializado nesta arte de fazer plantas e árvores. O uso cuidadoso desta ferramenta faz peças simplesmente fantásticas. O Site GreenHouse que lamentavelmente fora atualizado pela última vez em Setembro de 2008 (isto até o dia em que fiz esta postagem) é sem dúvida um dos melhores acervos gratuítos em termos de vegetação. O artista Yorik que é o autor do site é um arquiteto muito dedicado ao estudo da topologia das árvores. Para quem se interessar antes de iniciar o tutorial propriamente dito ele cita breves comentários teóricos sobre vegetação que vão a fundo no tema, o que dá um suporte lógico para quem quer realmente fazer uma árvore realista.


Ele, assim como eu, é um defensor dos aplicativos opensource e se utilizou de quatro deles para chegar a versão final da árvore que ele ensina a fazer num tutorial simples, mas bem completo.

Os aplicativos usados são:
NGPlant (criador de troncos e folhas que exporta no formato Obj Wavefront)
Inkscape (editor e criador de imagens vetoriais similar ao Corel Draw)
Gimp (editor gráfico similar ao Photoshop)
Blender 3D (que dispensa comentários)


Se você ainda não fez uma árvore ou planta realmente convincente, demorou, rs. Siga as instruções do Yorik e faça agora mesmo a sua árvore. No tutorial abaixo ele fez um Olmo (um tipo de árvore frondosa de origem européia)

Eu me lembro do tempo de colégio, quando lá pelas dez da noite aquele professor de biologia velhinho falava, falava e falava e eu para não dormir começava a desenhar no caderno com pautas uma árvore, folha por folha em cada galho com minha velha e mordida caneta Bic.
 Tempos difíceis aqueles, rs, mas agora basta dominar alguns comandos destes ótimos aplicativos e a árvore aparecerá na tela do meu computador.

Um comentário:

Animandré disse...

Gostei do post, Tio Ilmo!

Muito interessante. Muitas das coisas que aprendi no Blender foi com ajuda de seus vídeos tutoriais, que assistia no Youtube e downloads de suas aulas no 4shared.

Obrigados por suas excelentes aulas.

Um grande abraço, sucesso e fique na Paz do nosso Senhor Jesus!

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários