"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Blender Maniacs Tutorials - Árvore Realista com Poucos Polígonos

Um grande desafio é encontrar técnicas espertas para produzir os melhores modelos consumindo o menor número de polígonos possível, especialmente se a idéia é usar estes modelos em um jogo de computador.

Um cara chamado Bryan Tenório resolveu estudar como fazer uma árvore realista com o uso mínimo de polígonos e vértices e realmente obteve um ótimo resultado.


Ao invés de usar curvas, para produzir os troncos principais, ele partiu para um tubo de apenas oito faces já visando reduzir ao máximo o número de vértices desde a construção do tronco.

Depois usando recursos de mapeamento UV, ao invés de produzir cada uma das folhas e aplicá-las nos galhos, resolveu mapear o galho inteiro com várias folhas, usando uma imagem real. Com algumas técnicas de mapeamento UV do Blender, criação da imagem em alfa no Gimp e de um aplicativo igualmente gratuíto que conheci hoje chamado xNormal cuja função básica é gerar relevos e declives em imagens para uso de mapeamento UV no Blender ou em outros aplicativos 3D.


Baixe o xNormal aqui: xNormal

É claro que é necessário no mínimo o conhecimento intermediário do Blender para entender claramente a técnica, portanto estude os recursos do Blender apresentados neste tutorial antes de se aventurar.

É sempre bom navegar pela internet buscando novos tutoriais do Blender, mas este em especial estava embaixo do meu nariz no site da Blender.Org que tem uma sessão do site dedicada a ótimos tutoriais cujos principais contribuintes são o Andrew Price e o Jonathan Willianson que dispensam comentários.

Siga o link abaixo para ver este tutorial da árvore na íntegra:

Realistic Medium Poly Tree

Se quiser curtir outros tutoriais na Blender.Org, siga este link: Blender.Org Tutorials

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários