"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Blender Maniacs News - Make Human

Ae galera,

O ano está terminando, já foi o Natal e tem gente que não para de trabalhar dia e noite. Este é o caso da equipe do projeto opensource já consagrado MakeHuman.

Este aplicativo tem como proposta acelerar o processo de criação e animação de personagens. Ele tem uma proximidade muito grande com o Blender 3D, pois tem grande compatibilidade.

O aplicativo vive uma reformulação total e acabou de disponibilizar a versão Alpha 5.1 que será seguida por várias outras versões até chegar a versão estável e completa.


Link para download: MakeHuman

Nesta versão algumas funcionalidades não estão disponíveis, mas se você for no Site e ver o que vem pela frente (RoadMap) vai perceber que os desenvolvedores não estão de brincadeira.

Imagine você ter seu personagem modelado, com esqueletos, controles faciais e ainda com capacidade de importar movimentos previamente desenvolvidos em sites especializados (os chamados Mockups) de forma totalmente gratuita. Fala sério, e ainda tem gente que reclama da vida.

Eu ainda não me aventurei no campo da animação, pois se quer entendi as técnicas de modelagem de seres humanos respeitando a topologia, afinal este conceito é básico para obter uma boa animação. Entretanto para aqueles que já superaram esta barreira é altamente recomendável usar o MakeHuman não somente para produzir um personagem, mas estudar todos os aspectos físicos que envolvem a produção desta maravilhosa máquina, o corpo humano.

Este assunto é muito complexo no mísero campo da animação 3D, imagine então a complexidade do corpo humano em sua plenitude. Só poderia ter origem nas mãos do nosso Deus Criador, mas tem muita gente que acredita na explosão do Big Bang, fazer o que!

Certa vez um orador disse o seguinte:

"Imagine um homem passando numa rua a pé entre duas fábricas, uma fabricante de peças de metal para a montagem de relógios e a outra de peças plásticas para a montagem de pulseiras de relógios. De repente ambas s fábricas explodem voando pelos ares muitas peças de materiais de metal e de plástico. Como num passe de mágica estas peças se fundem no ar e caem aos pés daquele homem em formato perfeito de um relógio. Imagine as várias peças que compõem a máquina do relógio e a pulseira se juntando sozinhas e compondo o produto final. Parece piada? É mais ou menos isto que diz a fantasia da evolução das espécies. Como alguém pode acreditar que uma máquina simples como o relógio possa se formar automaticamente a partir da explosão das fábricas de suas peças? Muita gente acredita que uma máquina muito mais complexa, chamada corpo humano surgiu do nada, de um verme explosivo, sei lá. Desculpem-me mas minha fé não é tão grande assim para acreditar em asneiras deste naipe. Me contento em acreditar que alguém criou o homem e este alguém não é limitado como nós para criar algo tão complexo, tão fantástico. Ele só pode ser um Deus Superior. O homem é tão complexo que ele foi criado com o dom do livre arbítrio e o utiliza inclusive para negar a existência do seu Criador."

Feliz Tudo Sempre a todos Blendermaníacos

6 comentários:

ark4n disse...

Olá!

Informações interessantes:
- A teoria do Big Bang foi proposta inicialmente por um padre, e depois encontrou aceitação entre alguns físicos, e tem apoio do vaticano, pois o Big Bang seria o "faça-se a luz", da mitologia cristã.
- A teoria da evolução é baseada em fatos. Se amanhã forem descobertos novos fatos, a teoria pode ser substituída por outra. A ciência funciona assim, enquanto a religião é baseada em dogmas.

Se você encontrar fatos que corroborem que o mundo é imutável, ou seja, que a evolução seja algo impossível, então por favor, mostre ao mundo, para todos possam usufruir deste conhecimento.

Pessoalmente, acho difícil que alguém que já tenha acompanhado o surgimento de uma nova vida, criado uma criança, visto ela crescer, aprender, se adaptar, e tenha reconhecido nela um tanto de si próprio, em uma nova versão, não veja que a teoria da evolução com alguma simpatia.

Sds.

Tio Ilmo disse...

É exatamente este o ponto. Quem já viu uma criança nascer, crescer, mostrar sua capacidade de escolhas, se desenvolver intelectualmente e acreditar que esta maravilhosa criação de Deus é fruto do acaso como prega o Big Bang, realmente precisa aprender a questionar mais as teorias como a altamente questionável evolução. Você mesmo disse que a medida que o tempo passa uma teoria sobrepõe a outra a qual se torna obsoleta. A continuar assim, um dia todos chegaremos a conclusão óbvia já disponível hoje que foi Deus quem deu origem a tudo o que vemos ao nosso redor.Inclusive você e eu.

Tio Ilmo disse...

Apenas para quebrar o clima de seriedade. Eu visito o zoológico de SP há muitos anos e o gorila, o orangotango, o chimpanzé e toda a macacada continuam igualzinhos e os fatos que o Ark4n citou nos quais a evolução é baseada, só aconteceram na imaginação fértil do Darwin. Um cara que eu admiro pela sua criatividade e capacidade de juntar parte de verdade com um bocado de fantasia e iludir muita gente. A religião é essencialmente baseada em fé, não em dogmas, mas pra acreditar no Darwin e suas teorias fantasiosas é preciso ter muito mais fé. Em pensar que tudo começou com um "Faça-se a Luz" pronunciado da boca de Deus, mas tem muita gente na completa escuridão. Que pena!

ark4n disse...

Olá de novo, Ilmo!

Considerando que Darwin não inventou os dinossauros, acho muito mais criativo quem acha que foi necessário uma inteligência superior para criar amebas e ornitorrincos.

Tenho uma sugestão para você: antes criticar a Teoria da Evolução e seu criador, era bom entende-la realmente, esquecendo um pouco as coisas que a religião atochou na sua cabeça. O processo, que não tem nada de aleatório, se chama Seleção das Espécies, que é semelhante com que os criadores de cães fazem para obter novas raças.

Para quebrar o clima de seriedade também, ver os mesmos macacos deve ser divertido, pois os macacos são em vários aspectos semelhantes ao homem, mas claro somos superiores, tão superiores, que muitos acham que não tem nada em comum com os macacos...

Fé é uma ilusão, ou você acha que o maluco que acredita ser Napoleão se torna Napoleão só porque acredita? :)

V.H.Rezende disse...

Esse seu conceito da teoria da evolução e do Big Bang está totalmente errado. O mundo que nós conhecemos hoje, com os humanos, não foi criado assim que aconteceu o big bang, foram bilhões de anos depois, a teoria é muito complexa para ser colocada em um comentário, mas o seu conceito está totalmente errado. quanto a teoria da evolução, basta olhar um virus, como o da Aids por exemplo, que você verá a evolução. Você não pode afirmar nada apenas observando macacos em zoologico.

Tio Ilmo disse...

Como eu disse no final do meu post. O homem é tão complexo que tem o livre arbítrio pra negar a existência do próprio Criador dele ou trocá-lo por uma teoria de um outro homem que por sinal tem mudado conforme novos fatos vão surgindo conforme foi dito pelos próprios evolucionistas.
Isto é legal, pois a pessoa vai crescendo em conhecimento a cada dia. Eu gosto de adquirir conhecimentos novos e não tenho a mente atochada com teorias religiosas como alguém comentou aqui.

Se você está satisfeito em defender teorias evolutivas que mudam diariamente com novos fatos, espero que quando os novos fatos te levarem ao Criador você também fique satisfeito e não O negue mais. Eu apenas atencipo os fatos pela fé que tenho em Deus e pelo leio e ouço sobre a história humana.

Se quiser aprender mais sobre fatos reais que explicam claramente baseados na história real, inclusive a relação que a teoria da evolução das espécies tem com a criação das espécies assistam aos programas do site ou na TV Novo Tempo. Tem um programa chamado "As Origens" e outro de nome "Evidências" apresentados por um respeitado arqueólogo chamado Rodrigo que inclusive já foi entrevistado pelo Jô Soares (cujo programa não tolera argumentos religiosos). Na entrevista ele mostra que não são dogmas ou "atochações" superficiais que baseam a posição criacionista sobre este tema, mas fatos plausíveis,história real e constatações e novas descobertas arqueológicas que a cada dia distanciam as teorias evolucionistas da verdade e aproximam mais a necessidade de um Criador para que tudo aconteça. E defende que o nosso planeta foi criado não há inatingíveis bilhões de anos atrás (aliás uma boa técnica evolucionista de aumentar o tempo para impedir que se comprovem os fatos), mas sim a pouco mais de seis mil anos.

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários