"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

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quarta-feira, 20 de abril de 2011

Blender Maniacs Tutorials - Novo Sistema de Partículas - Blender 2.57

O novo sistema de partículas do Blender 2.57 é apresentado neste tutorial do site Blender Diplom. Trata-se da geração de fluídos usando o sistema de partículas com muito mais flexibilidade do que a antiga opção deste efeito físico.

O efeito ficou bem legal, mas dependendo do seu processador deve levar algum tempo de renderização.


Veja o vídeo e solte a sua imaginação fazendo algo semelhante:

New Particle System - Blender 2.57

O autor usa um recurso de contorno bem legal no texto usado como objeto de colisão, enquanto as partículas lembram pequenas esferas de isopor escorrendo sobre o texto.

Ajustes das partículas para fluídos:

Smoothing Radius: É a parte mais importante, pois controla a influência, o comportamento e o tipo de fluído. Para simular gotas,  recomenda-se algo como 1.0. Se quiser simular areia, oceanos e rios, ajuste para algo entre 0.2 e 0.1.

Mass: Controla a densidade do fluído mesmo que você tenha a mesma quantidade de partículas você pode ter volumes diferentes.

Viscosity: Como o nome diz controla a viscosidade,a velocidade de deslocamento do fluído.

Particle Damping: Controla o amortecimento do deslocamento melhorando o controle.

Stiffness: Controla a rigidez causando a aproximação entre as partículas dentro do fluído.

Repulsion: Exatamente o oposto do Stiffness, pois causa o afastamento entre as partículas.

Collider Damping: Quanto maior o fator maior a energia causando um salto quando as partículas se colidem.

Collider Particle Friction: Causa o efeito de escorregamento tornando mais realista o deslocamento do líquido.

Rest Density: Quanto maior este fator maior próximo ao estado de descanso (densidade zero).

Tweak parameter:  Mantém a estabilidade do efeito. Se modificar o número de partículas sem ajustar este parâmetro pode causar uma explosão de partículas.

Particle Integrator: Quanto mais rápido menos estável e quanto mais lento mais estável.

Springs: Para manter uma distância uniforme e fixa entre as partículas.

Rest Length: Controla o repouso simultaneamente a distância fixa entre as partículas.

Brownian: Movimento aleatório das partículas podendo causar efeitos bem malucos.

Collider Stickiness: Controla o comportamento das partículas numa colisão com um objeto.

Square viscosity: Um controle mais avançado da viscosidade do fluído.

Estas são explicações sucintas de cada ajuste, mas você deve testar várias vezes até chegar ao efeito desejado e depois guarde os parâmetros para uso posterior.

Para saber mais siga este link: Introduction Particles Fluids Parameters

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