"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Blender Maniacs Render - Renderizador Cycles

Olá pessoal,

Muito em breve seremos presenteados com um fantástico renderizador interno do Blender com resultados bem mais realistas do que a ferramenta disponível atualmente. O nome dele é Cycles e está sendo muito comentado na comunidade Blender nos últimos dias. Todos aguardamos ansiosos para ver como esta ferramenta vai ficar depois de pronta.

Já é possível testar o Cycles, baixando versões experimentais na Graphicall.Org, mas não pense em usá-las para serviços profissionais, pois pode dar crash no meio do processo.

O Cycles é um renderizador Unbiased, ou seja, ele vai adicionando qualidade a renderização gradativamente, assim com os renderizadores realistas do mercado, tais como o Yafaray e o LuxRender.


A diferença fundamental é que você controla o limite de passagens (Passes) na quantidade que você quiser. Ele vem como default 10 passes, mas você pode escolher quantos passes quer que ele gere. Quanto mais passes, mais realista fica a cena. Uma coisa legal neste tipo de controle, é que você pode fazer vários testes e guardar os resultados e o número de passes usados para compará-los. Desta forma antes mesmo de disparar um render você baseado na experiência, determinará quantos passes quer para ter o nível de qualidade desejada. O tamanho da imagem influencia na qualidade e no tempo de renderização.

Eu fiz alguns testes com meu Computador Corel 2 Duo CPU E7500 @ 2.93GHZ (4GB Ram/Win32) e obtive os resultados abaixo:

Veja as imagens em cada um destes padrões:



É possível com as imagens acima definir qual a melhor opção de render conforme o close que você quer dar na imagem. Notem que na resolução 1080x720 para aquela tomada de imagem não se percebe muita diferença de qualidade entre 500 e 5000 passes, porém o tempo gasto na versão de 5000 passes não justifica em termos da pouca percepção de melhoria de qualidade. Outro fator importante a considerar é que na resolução 2160x1440 se obteve uma ótima qualidade apenas com 100 passes (7min e 30 seg).
Uma qualidade muito superior aos 5000 passes da resolução 1080x720 se obteve com apenas 500 passes na resolução 2160x1440 com um tempo de renderização bem menor.

Para quem gosta de estatísticas (como eu) estes números são importantes no momento de decidir por qual resolução e total passes usar na minha renderização. Nos exemplos acima, eu optaria pela resolução 2160x1440 para renders rápidos 100 passes (7min e 30seg) e para melhor qualidade o de 500 passes (38min e 30seg).

Deve se levar em consideração que vários outros fatores aumentam o tempo de renderização além destes destacados nestes testes, porém estes números servem de referência proporcional para qualquer situação.

O Cycles tem outra vantagem em relação a concorrência, pois ele tem um renderizador ativo que também opera simultaneamente com as mudanças que você faz no seu projeto, ou seja, você abre uma segunda janela 3D no Blender e muda a opção do Modo desta janela para Render. A cada mudança que você faz no seu trabalho original é reproduzido nesta janela com uma nova renderização. E nos meus testes isto ocorreu relativamente rápido. É bom, pois permite se ter uma idéia de como está ficando nosso projeto antes mesmo de renderizá-lo efetivamente.

Outra vantagem que está garantida para quem tem placas de vídeo com computação paralela CUDA, será poder explorar os recursos da sua placa de vídeo (GPU) para renderizar ao invés de usar somente o processamento central da CPU do seu computador, tornando o render muito mais rápido. Leia as matérias relacionadas para entender este processo. A minha placa NVídea 8400S tem este recurso. Nos meus testes ainda não percebi grande diferença, mas pode ser que errei em alguma configuração da placa ou porque o próprio Cycles ainda não está 100% operando este recurso.

Saiba mais sobre o Cycles neste link: Blender Cycles Tutorial

Assista aos vídeos que demonstram o uso do Cycles:
Demo
Allan Brito
First Impressions
GPU Rendering

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários