"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Blender Maniacs Tutorials - Vidro Realista com Lux Render


Ae galera,

Como seria bom terminar nosso modelo, digitar o F12 e por um passe de mágica aparecer uma imagem realista. Não que isto seja impossível, mas é óbvio que alguma coisa você precisa dizer para o processador do seu computador para ele saber se é dia ou noite, se é quente ou frio, se é vidro ou plástico, enfim se é desenho ou realidade. O grande desafio dos aplicativos CG é oferecer uma renderização realista. Enquanto o Cycles (Novo renderizador do Blender) não chega, o Blender 2.5 em parceria com um Add-on chamado LuxRender é capaz de fazer maravilhas para chegar bem próximo de uma imagem realista.

A questão é quais parâmetros precisamos colocar para obter uma boa imagem. O Jonathan Willianson da Blender Cookie fez um tutorial bem simples recentemente e focou em alguns aspectos que normalmente nós pobres amadores não temos a devida atenção ou se quer sabemos da existência.

O tutorial é bem legal, pois explica a importância da direção das Normais de um objeto para interagir com outros objetos e o ambiente. Ele foi muito feliz na escolha do exemplo para explicar esta técnica de interação. Um copo de vidro com líquido dentro.

Parece simples, mas alguns detalhes foram cruciais para se obter o resultado realista do render.


Ao baixar um Blender 2.5 na Graphicall-Org com o LuxRender embutido na lista de Add-ons, você terá a opção de mudar o renderizador e isto fará com que os painéis do seu Blender se adaptem a interface do LuxRender, ou seja, as várias opções de ajustes de materiais, iluminação, textura, ambiente se trasnformam em algo mais sofisticado do que o padrão normal desses painéis na versão original do Blender. No começo é meio assustador, pois você não entende para que serve certas opções diante da infinidade delas que fica a sua disposição.

O legal no LuxRender é que ele vem com vários Presets que são pré-ajustes para vários tipos de materiais e ambientes entre os quais o Jonathan explica a importância de cuidar de alguns detalhes que começam desde a modelagem.

Se vocês observarem bem o modelo feito pelo Jonathan verão que a malha do copo tem duas camadas, sendo uma interna e outra externa. Ele aplicou no modelo o modificador Solidify para obter estas duas camadas. Quando se usa estrusões e modificadores que afetam a malha é crucial observar o sentido das normais e ele comenta isto no vídeo. Caso contrário nada vai funcionar, pois são as normais que definem de que lado da malha irão refletir a luz, o ambiente e os objetos ao redor do modelo. Prometo que um dia faço um tutorial básico sobre normais, afinal meu conhecimento também é básico, rs.

Antes de encerrar esta postagem gostaria que ao ver o vídeo você prestasse bem atenção na parte que ele cita a combinação entre as configurações dos materiais que estão sendo aplicados com os volumes globais que foram criados. Os volumes refletem no objeto o impacto do ambiente, da luz e dos objetos ao seu redor. Neste caso ele criou três, que são ar, água e vidro. Ele enfatiza que esta combinação que tem a ver com a interação dos materiais aplicados ao objeto com o ambiente interno e externo do mesmo, fará toda a diferença no render final. Observe nesta passagem a importância da escolha de cada um dos volumes criados para os materiais que a imagem reflita interna e externamente nos objetos o que queremos. O copo recebe o ar do seu lado de fora e a água do seu lado de dentro. O líquido recebe o vidro do seu lado de fora e a água do seu lado de dentro. A superfície do líquido recebe o ar do seu lado de fora e a água do seu lado de dentro. 
Siga o link abaixo para ver o tutorial:


Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários