"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Blender Maniacs Tutorials - Introdução Blender Cycles by Blender Guru

Sempre que o Guru Andrew Price lança um novo tutorial eu não perco tempo e dou uma olhada. Na grande maioria das vezes o cara oferece uma ajuda inestimável para dúvidas básicas que nós mortais precisamos sanar com urgência.



Desta vez o Guru resolveu dar uma palhinha no Cycles (novo renderizador interno do Blender). Para quem não sabe o renderizador interno do Blender está sofrendo uma mudança radical com o objetivo de tornar nossos renders muito mais realistas com comandos incrivelmente fáceis de usar. O resultado se assemelha a renderizadores consagrados como o LuxRender e V-Ray.

Já se encontram vários tutoriais sobre o Cycles na Internet, mas o Guru tem o dom de facilitar as coisas para os novatos, pois ele extrai o máximo das ferramentas com uma didática singular gerando resultados sensacionais.

O Cycles tem outras facetas interessantes e uma delas é a habilidade de atualizar o tempo todo todas as mudanças que você faz nos objetos da sua cena. Se você muda a cor, imediatamente o Cycles renderiza novamente e assim segue atualizando passo a passo a cada mudança que afete o visual do seu trabalho. Para se ter resultados mais rápidos é recomendado o uso de Placas de Vídeo com CUDA (já falei um pouco sobre isto um tempo atrás).

Neste tutorial de 42 minutos o Guru foca no uso desta nova ferramenta revolucionária que já faz parte integrante da nova versão 2.60 do Blender. Você deve acioná-la via Add-Ons, mas creio que no futuro nem isto será necessário. Vale lembrar que o Cycles está em fase de desenvolvimento e não é de se duvidar que ainda aconteçam alguns crashes durante o uso. Não comprometa projetos profissionais com ele ainda.

A imagem abaixo mostra o resultado final do tutorial do Andrew Price.

Blender Cycles Render - by Blender Guru


Durante a excecução do tutorial o Andrew mostra a diferença entre renderizar esta cena no Cycles em comparação com o Renderizador tradicional do Blender (É muiiiiita diferença véio!).

Siga o link e assista ao tutorial: Blender Cycles Introduction by Guru

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários