"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Blender Maniacs News - Efeitos Especiais VFX

Uma das coisas mais incríveis nos filmes atuais de Hollywood são os efeitos especiais. Sem eles os filmes não seriam tão atrativos e consequentemente tão rentáveis.




Alguns filmes recentemente lançados merecem menção honrosa e a matéria que foi tratada na CG Tuts+ fez uma seleção de peso para exemplificar bem do que estamos falando:

Avatar
2012
Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland)
Senhor dos Anéis (Lord of the Rings)

Entre estes na minha opinião pessoal o filme Avatar realmente foi o "the must". Eu assisti a este filme um pouco depois da euforia do lançamento e o que me parecia a princípio apenas mais um filme de animação 3D legalzinho, se tornou um marco histórico na minha cabeça.


No meio do filme envolvido pelas maravilhosas cenas de natureza, por um instante eu esqueci que aqueles monstrengos compridos e azuis eram personagens 3D e não reais, especialmente em algumas cenas onde um ator real interage de forma precisa com um Avatar, tocando suas mãos sem que parecesse uma montagem de estúdio. O grau de realismo é tal que fica difícil perceber se aquilo é um personagem 3D ou um cara comprido vestindo uma roupa azul colada no corpo.

O objetivo desta matéria não é julgar se o filme tem enredo ou outros aspectos para ganhar um Oscar, mas o foco está nos efeitos especiais e olhando por este prisma, o filme 2012 também abusou do realismo nas cenas de catástrofes naturais. Tem gente que tá impressionada até hoje só esperando o mundo acabar sentado no pico do jaraguá em São Paulo. E olha que estamos em 2012, que medo!!!


O filme Senhor dos Anéis por sua vez caprichou muito naquele personagem esquisitinho, sujinho e peladinho de nome Gollum. Os movimentos do corpo e rosto são fantásticos graças aos recursos de captura de movimentos reais usados nesta cena.



O filme Alice no País das Maravilhas eu pessoalmente não assistí, mas quando comparamos um filme atual como este com os filmes antigos, cujo objetivo é simular movimentos reais em bonecos, estamos realmente noutro nível atualmente. Lembram-se dos antigos filmes em Super 8, quando faziam as massinhas ganhar vida?


Vejam a matéria completa e alguns trailers dos filmes no link abaixo:

CG Tuts+ - Hollywood VFX

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários