"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Blender Maniacs News - NI Mate Captura de Movimento

Uma das tecnologias fantásticas muito usadas nos novos filmes de Hollywood e na Mídia em geral é a captura de movimentos para integrá-la a personagens virtuais. Como assim? Já já eu explico...




Neste mundo moderno a tecnologia está se multiplicando como diz a profecia bíblica e o Blender saiu na frente por mérito de uma dupla de desenvolvedores muito ligada nos anseios dos nerds de plantão (como eu).

Eu sou nerd assumido e estou sempre atrás de conhecimentos tecnológicos embora minha área de atuação na vida real seja bem mais, digamos, "normal". Sou administrador de empresas.

O que vem a ser capturar movimentos? Uma ratoeira eletrônica? Uma arapuca virtual? Quase!!!!

A idéia é capturar os movimentos de um corpo humano (ou desumano) para um equipamento de captura como o famoso Kinect da Microsoft (de autoria brasileira, desculpa ai gringaiada o Kinect é inveção tupiniquim).

Quem tem um Kinect em casa como eu, já sabe do que esta tecnologia é capaz. Além de acabar com meu fôlego de tiozinho sedentário após cinco minutos de dança na frente da TV, o Kinect é capaz de capturar sons e movimentos e convertê-los em comandos para os jogos interativos e todo o seu Home Theather se quiser.

É claro que os nerds nunca se separarão de seus joysticks (eu tenho dois sem fio, eheheh), mas alguns jogos ficam muito mais legais quando se tem a tecnologia de captura de movimentos agregada a brincadeira, como é o caso dos jogos de dança, ginástica e alguns infantis. Deixa o Call of Duty fora disto, rs. Aliás preciso zerar este jogo...eheheh.

Voltando ao projeto da NI Mate, pilotada pelos malucos chamados Julius Tuomisto e Janne “jahka” Karhu’s, a idéia foi criar um Add-on (script) para Blender 3D que fizesse esta tarefa em conexão com um equipamento como o Kinect.  E pasmem, eles conseguiram, rs.

No video abaixo, você pode ver a brincadeira em ação:




Imagine você criar seu próprio personagem 3D (que já um feito e tanto) e dar a ele movimentos bem realistas sem a árdua tarefa de mover ossos para cá e para lá?

Se quiser testar o brinquedo novo para Blender 3D/Kinect, siga o site da NI Mate para baixar o Add-on e receber dicas de como usar.

Eu já até pensei numa aplicação, mas antes eu preciso criar meu personagem que se quer está desenhado na minha mente, quanto mais materializá-lo no Blender. Um dia eu chego lá...

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários