"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Blender Maniacs Interface - Personalizando seu Blender

Ae galera,

Uma das coisas mais fantásticas no Blender é sua capacidade infinita de personalização da sua Interface. Você pode passar um bom tempo se divertindo com a Interface do Blender sem se quer começar a modelar seu primeiro projeto.

Apenas a tarefa de personalizar pode ser muito divertida, mas o mais importante nesta brincadeira é deixar o Blender 3D com a sua cara para buscar maior produtividade. Eu que uso o Blender apenas para se divertir, não sofro a pressão de ter que cumprir um prazo para entregar um trabalho, mas sei que muitos amiguinhos aqui da comunidade Blender sofrem esta pressão então quanto mais produtiva ficar sua Interface, menos sofrido será o processo de produção.


Para os usuários iniciantes talvez a melhor alternativa seja manter o Blender com as características que vem de "fábrica". Entretanto para usuários mais "veiacos" eu sugiro ponderar bastante algumas personalizações sugeridas pelo Blair Willems.

O cara fez uma extensa lista de comandos que você pode ajustar nas Preferências do Usuário e que vai promover um ganho de produtividade bem interessante.

Vou citar alguns, mas veja a matéria completa no link no final desta postagem.

Zoom to Mouse Position - Assim que você mudar para este padrão, você vai ver como ele é util durante a modelagem. Basta clicar com o botão esquerdo do mouse em qualquer lugar da tela e depois dar zoom com o botão de rolagem que o zoom vai apontar para a direção do apontador do mouse ao contrário de direcionar o zoom para o centro da View Port.

Rotate Around the Selection - Também muito útil, pois após selecioanr um objeto com o botão direito do seu mouse, o comando de rotação sempre se dará ao redor daquele objeto e não ao redor do centro da View Port. Às vezes chega a ser irritante o padrão original que vem na Interface. Mude já, rs.

Continuous Grab - Muito útil quando você está aumentando um objeto de tamanho arrastando o seu mouse de um lado ao outro da tela e de repende ultrapassa a dimensão da tela. Este comando vai teletransportar o apontador do seu mouse para o começo da tela novamente e o comando de dimensionamento continuará aumentando seu objeto até seu mouse cair da mesa, rs.

O Blair apresenta mais de dez destas customizações para melhorar sua performance e depois ensina como salvar este novo padrão para que sempre que você abrir o seu Blender para um novo projeto ou mesmo continuar um trabalho já iniciado, você já tenha estes padrões definidos. A qualquer momento você pode mudar estas configurações conforme o desejado.

Ele não comenta na postagem dele, mas manter alguns Add-ons acionados também ajuda muito.

Happy Blendering!!!

Personalizando o Blender 3D

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários