"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Blender Tutorials - Recesso Mundial de Tutorias Gratuítos

Pessoal,

Nos últimos anos a comunidade Blender esteve bastante animada e cooperativamente produtiva desde a revolução da interface do Blender que saiu da série 2.4x para a série 2.5x e mais recentemente 2.6x.

Um fenômeno engraçado aconteceu quase que simultaneamente ao redor do mundo incluindo o Brasil. Um estranho recesso da comunidade que organizadamente sempre disponibilizou tutoriais gratuítos sobre o Blender simplesmente parou geral.

A maioria dos melhores sites de Blender entre os quais eu listo o Blender Cookie, o Blender Guru e o Blender Nerd como internacionais e os poucos nacionais que ainda nos divertem com o Blender resolveram priorizar o material pago e pouco se tem produzido em tutoriais para Blender gratuitamente recentemente.

Alguns caras bem conhecidos da comunidade Blender estão em forte recesso e pouco temos recebido em termos de tutoriais gratuitos por parte deles. O David Ward um dos mais fantásticos artistas 3D que conheço outro dia tava brincando com um treco feito de papel no fundo da casa dele ao invés de produzir algo em Blender. A turma do Blender Cookie cada vez mais tem favorecido o pessoal que paga para usar os tutoriais do site deles e a galera que não paga fica a ver navios ou com restos parciais de tutoriais.

Alguns novatos como a turma do Blender Nerd simplesmente pediram férias justificando que são jovens demais e precisam se divertir com coisas mais interessantes para moleques da idade deles. E isto é verdade, basta ir ao site deles pra ver a mensagem da primeira página. Eles estão certos, rs.

O Blender Guru deu uma sofisticada no seu site e tem se dedicado a grandes projetos pessoais pagos como o Nature Academy e concursos com a comunidade avançada do Blender, diminuindo significantemente a quantidade de tutoriais fantásticos gratuítos que chegou a produzir semanalmente no passado.

Alguns caras ainda nos presenteiam com novos tutoriais gratuítos com certa frequência, como é o caso do pessoal do site Blender Diplom e posso citar o cara do site CG Dudies que curte efeitos especiais, porém mesmo ele não produziu muita coisa em relação as novidades do Blender 3D que focou esta área de efeitos especiais na versão 2.64.

Os únicos que permanecem ativos e a todo o vapor são os desenvolvedores que não param de publicar novas versões com novos recursos para o Blender 3D. Pena que não temos suporte educacional para usar as novas ferramentas, então ficamos  apenas assistindo os filmes das produções cinematográficas do Blender.

Será que o aplicativo Blender 3D tomou proporções tão sofisticadas que assustou os criadores de tutoriais?

Será que a crise mundial gerou desemprego e estes caras precisam de mais grana para viver?

Não sei, mas espero que eles voltem a nos ajudar em breve na mesma proporção que antigamente, pois a carência de tutorias grátis é grande e não estamos mais acompanhando a evolução do Blender na prática, apenas como espectadores de filmes.

Aproveito para anunciar um novo site que encontrei hoje e que tem publicado vários tutoriais sobre o Blender nos últimos meses:

LESTERBANKS

Segundo o slogan do site, lá é a fonte diária de recursos para a comunidade da computação gráfica, será que vai continuar assim?

Veremos...

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários