"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

terça-feira, 3 de março de 2009

trueSpace 7.6 - Minhas Terceiras Impressões

Para finalizar o assunto vou colocar alguns comentários do Thomas Grimes da Caligari quando questionado sobre o futuro do trueSpace:

1 - "As to future versions and pricing, we don't discuss future plans"

2 - "Safe to say that tS is not going to branch toward use in movies in the cinema - since Caligari has spent 20 years not viewing that as our ultimate use, I especially doubt it is going to start now"

3 - "Despite being free, and despite having a very open architecture so it is easy to carry out third party development, we are not open source and so not going to be as open. Our product remains one with a license, with protected code, and so a much more closed development. Sorry that people find it frustrating, which I quite understand - but it is founded on many years of experience trying different approaches, and this was settled on as the best."

Traduzindo e Resumindo :

1 - "Sobre futuras versões e preços, não discutimos futuros planos."

2 - "Não se pretende transformar o tS numa ferramenta para produções para o cinema. Por 20 anos a Caligari não focou isto e portanto não esperem nada parecido agora."

3 - "Ser livre não significa ter código aberto. O tS não terá código aberto. O nosso produto continua com uma licença de uso, com código protegido e com um desenvolvimento mais fechado ainda. Desculpe por frustar muitas pessoas mas isto está fundamentado em vários anos de experiência buscando diferentes soluções e isto foi considerado o melhor."


Minha Conclusão:

Não podemos esperar um futuro promissor para o trueSpace. Parece que há uma conformidade com o que foi conquistado até aqui. Não há grandes pretensões. Nunca será como o Blender, nunca terá uma velocidade de desenvolvimento nem perto do que temos no Blender. É uma decisão perigosa, pois as qualidades que hoje saltam os olhos podem se tornar comuns no futuro e não atrair mais ninguém. Com um mercado competitivo tanto entre os pagos como entre os gratuitos com esta filosofia a caligari está condenando o tS a um futuro incerto. Outra questão é não querer partilhar informações básicas sobre o futuro do tS como por exemplo: vai continuar sendo free? Saber isto influencia diretamente na decisão de usuários de softwares livres migrarem para o tS ou investirem tempo no conhecimento da interface do tS.

De qualquer forma, vamos continuar brincando enquanto eles deixarem. Lembrando sempre daquelas velhas peladas de futebol quando os craques deixavam o dono da bola jogar, mas uma hora a mamãe dele chamava ele pra tomar banho e a brincadeira acabava, rs.

Abraços,

Tio Ilmo

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários