"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Tributo aos Mestres da CG

Os mais antenados no Blog Blender Maniacs já devem ter visitado a seção de Tutoriais e navegado no CG Cookie. Estou dando um destaque para este site em particular por causa de um cara chamado Jonathan Williamson que tem um site chamado MontageStudio mantido por ele e outros colegas da área de CG.

Uma característica do Jonathan é sua didática apurada. Para quem entende um pouco de Inglês, seus tutoriais são indispensáveis para aprender as novas funcionalidades do Blender. Seus tutoriais tratam de assuntos específicos seguindo uma lógica bem clara focando no objetivo sem dar umas viajadas como vemos em muitos tutoriais por ai.

Mesmo quem não manja de inglês se tirar o som do tutorial e seguir os comandos pela tela já vai sacar o que ele quer passar devido a sua didática tanto na forma falada quanto na manipulação dos comandos na tela. Eu observo estas coisas para oferecer algo parecido nos meus próprios tutoriais. Uma boa dica para meus próximos tutoriais é além de usar teclas de atalho na demonstração, reforçar na imagem a opção do comando via Menu para que todos se beneficiem apenas olhando a imagem.

Uma outra coisa que vale mencionar é que esta tarefa pode ser normal para caras que desenvolvem tutoriais gratuitos como o Tio Ilmo o qual faz isto por Hobby por que não atua profissionalmente na área de CG e portanto não vive disto. Diferentemente do Tio Ilmo que sou eu, o Jonathan entre outros caras disponibiliza gratuitamente seus tutoriais, porém considerando que ele vive disto e poderia cobrar por este serviço. Um cara que trabalha com isto e oferece serviço gratuito de qualidade merece respeito de nossa comunidade.
Amplio este meu reconhecimento a outras personalidades do CG como o brasileiro sediado em Recife-PE Allan Brito que está sempre se atualizando e disponibilizando novidades no seu site com destaque para o Blender 3D apesar dele priorizar uma linha arquitetônica nos seus tutos.

Eu tenho acompanhado a evolução da nova versão do Blender 3D 2.50 e estou me inspirando para desenvolver uma nova bateria de tutos para a galera iniciante voltado para a nova versão. Este é o meu público, já que não sou do nível destes feras profissionais não posso falar do nível avançado.

Tenho dito!
Tio Ilmo

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários