"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

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terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Paisagem Simples no Blender

Pessoal,

Nestas duas partes deste tutorial você vai curtir várias técnicas de modelagem e texturização do Blender 3D para compor uma pequena paisagem. A idéia é criar uma árvore num pequeno morro coberto por grama. Note especialmente as técnicas de modelagem do terreno com a ferramenta sculp, do tronco da árvore e a multiplicação de seus galhos bem compo a aplicação das folhas nos galhos usando uma script própria para a criação de árvores no Blender 3D. Também dê uma atenção especial às técnicas de texturização utilizadas. São aplicadas texturas procedurais com UV Mapping e também a aplicação do ColorBand para dar mais realismo a cena com sombreados.

Só neste tutorial você vai conhecer uma quantidade respeitável de técnicas da Computação Gráfica para depois usar em outros modelos de sua autoria. Vale a pena conferir. Embora os vídeos sejam narrados em inglês são bem fáceis de entender para usuários que já tenham alguma familiaridade com o Blender.

Vídeo - Parte A (Duração 19:42)

Vídeo - Parte B (Duração 21:55)


Abraços,

Um comentário:

Animandré disse...

Excelentes tutoriais!

Realmente, nós aprendemos muito com essas aulas.

Obrigado, Tio Ilmo! Pois, havia perdido esses vídeos.

Valeu!

Um excelente 2010!

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