"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Blender Maniacs News - Já pensou nisto?

Hoje resolvi apenas refletir sobre como nós conseguimos melhorar nossos conhecimentos não só do Blender 3D, mas de qualquer coisa que queremos aprender mais e mais e nos tornarmos melhores a cada dia em determinado tema.

Nesta busca eu notei o seguinte:

Por mais simples que possa parecer um tutorial ou até mesmo um simples comentário num fórum, eles são excenciais para nosso desenvolvimento.

Quando se trata de um software 3D que engloba inúmeras ferramentas que vão da modelagem até a interatividade requerida num jogo, este universo de informações é cada vez mais relevante. É impossível cobrir num único tutorial ou mesmo numa série deles todas as possibilidades que são encontradas num aplicativo como o Blender 3D.

Algumas vezes recebo e-mails de iniciantes no Blender com a "simples" e "modesta" pergunta: Como eu faço um jogo no Blender? Pergunta simples e direta, mas o autor da mesma não faz idéia de quanta coisa ele terá que aprender antes de se aventurar nesta pretenciosa idéia.

Alguns mestres do universo 3D, entre os quais eu cito o David Ward da Blender Cookie até se esforçaram para colocar numa série de tutorias o conceito básico de ir da modelagem até a interação da Game Engine do Blender 3D. É claro que muita coisa fica omitida nesta tentativa, mas eu admiro caras como ele.

Outros focam num tema, como é o caso do Andrew Price autor do site Blender Guru que para mim é o principal conhecedor do módulo de composição do Blender com foco em texturização para obter realismo nas cenas. Já o Jonathan Willianson é especialista em modelagem e conhece de A a Z como respeitar a topologia dos objetos.

Eu sou adepto de ler e ver tudo o que posso sobre os vários temas que incluem modelagem, texturização, animação, iluminação, interatividade etc... por que são nos pequenos detalhes que um autor acaba citando algo que acaba sendo a resposta que buscávamos a tempos para determinada questão que nem sempre temos a resposta buscando só temas diretamente relacionados ao nosso problema.

Se não ficou claro, o que quero dizer é que nem sempre você vai encontrar a resposta para algo específico fazendo uma busca no Google exatamente sobre este tema, mas muitas vezes a resposta estará inserida num tutorial com proposta e foco completamente diferente. Acredite em mim, experiência própria.

Uma ótima alternativa é dirigir uma pergunta aos mestres para obter a resposta, mas algumas vezes a resposta obtida pode se tranformar em várias outras perguntas e convenhamos, nem sempre teremos alguém disponível para responder a todas elas no momento que queremos. Gaste energia antes de fazer perguntas aos mestres, e assim suas perguntas se tornarão mais inteligentes e consequentemente as respostas mais representativas.

Meu conselho é que seja audacioso, mas realista ao mesmo tempo. Não se aprende tudo em poucas semanas como alguns falsos cursos prometem. A dedicação constante às pesquisas a todos os materias que encontrar é o melhor caminho.

E antes que eu me esqueça, não deixe de compartilhar seus conhecimentos indicando sites e fazendo e publicando para a comunidade Blender 3D seus próprios tutoriais.

Aos poucos você vai notar que a melhor forma de aprender é se prontificar a ensinar, e para ensinar é preciso pesquisar muito, mas muito mesmo!

Eu costumo dizer em minhas palestras, que estudar para aprender requer um certo nível de pesquisa, porém estudar para ensinar,  requer dez, cem e até mil vezes maior profundidade de pesquisa dependendo do projeto que você quer fazer.

O pouco tempo disponível é nossa maior dificuldade, mas otimizá-lo é nossa obrigação para nosso bem e de nossa comunidade, certo mano?

Bons estudos e um feliz Natal e Ano Novo a todos os blendermaníacos!!!

Um comentário:

kxlexk disse...

Olá,

Não tenho nada a ver com o site cuja url segue abaixo, e acho que você talvez não o conheça.

Então poderia ser de seu interesse dar uma olhada e divulgar para os blendermaniacos , OK?

http://www.freezingmoon.org/board/forumdisplay.php?fid=31

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários