"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Blender Maniacs News - NeoTextureEdit - Criação de Texturas Processuais Seamless

Ae galera,

Mais um aplicativo opensource que pode ser extremamente útil para o seu dia a dia de artista. Trata-se do NeoTextureEdit, um aplicativo totalmente gratuito para você criar suas próprias texturas usando um compositor de nós.

É muito fácil de usar e seu display permite ver a imagem como está ficando a cada alteração que você faz na composição de nós. Muito legal, mesmo!!!

A idéia é criar suas próprias texturas em alta resolução para aplicá-las aos seus modelos 3D.

Um detalhe importante é que as texturas são finalizadas já sem costuras nas bordas, eliminando a tarefa de editá-la manualmente num editor gráfico como o GIMP, visando dar conectividade suave e sequencial quando esta for replicada na base do modelo 3D. Se não fui claro, imagine você tirando a foto do piso da sua casa. Fatalmente a sua foto será parcial do piso, a menos que seja tirada de uma altura que focalize todo o piso. Seriam necessárias várias fotos para compor toda a base do piso e depois colar cada foto para formar toda a base. Com o recurso chamado "seamless" (sem costura) você prepara apenas uma textura quadrada como se fosse uma peça de cerâmica comprada em loja, de forma que ao ser aplicada ao lado de outra peça, forme a sequência do desenho, sem cortes bruscos da imagem, ou seja, sem a necessidade de costuras.

Veja alguns exemplos:



Note nos exemplos acima, que quando uma peça se conecta a outra, uma oferece a continuidade da textura à outra, sem cortes bruscos. Estas são chamadas texturas "Seamless" (sem costuras). Você produz apenas uma destas peças de textura no aplicativo NeoTextureEdit e ao aplicá-la no seu modelo, poderá replicá-la para cobrir toda a base do modelo a ser texturizado que ela fará a combinação perfeita em todos lados dando a idéia de continuidade do desenho.

Baixe o aplicativo e leia como usá-lo aqui:

NeoTextureEdit

Agora é explorar sua criatividade e criar suas próprias texturas "Seamless".

Tio Ilmo

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários