"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

quinta-feira, 17 de março de 2011

Blender Maniacs Tutorials - Rigging (Esqueletos)


Bem galera, como são raros os bons tutoriais sobre "rigar" um personagem no Blender, ou seja colocar um esqueleto no bicho pra poder controlar a sua animação, então resolvi enfatizar dois ótimos tutoriais que foram publicados esta semana na Internet. O primeiro trata de como aplicar os esqueletos na perna de uma aranha.
O vídeo oferece a técnica básica de aplicar os "Bones" na perna da aranha e depois criar um objeto controlador para que o esqueleto se movimente a medida que este objeto é manipulado.

É claro que neste vídeo você vai ver apenas o básico desta técnica, mas é assim que se começa a vida de um animador 3D.

Siga este link e veja o vídeo tutorial:

How to Rig a Spider Leg in Blender 2.5

A segunda dica é uma série de tutoriais que começa agora a ser publicada na Blender Cookie (um dos melhores acervos de tutoriais para Blender da Internet).

A técnica vai mostrar como animar o rosto de um personagem usando Shape Keys, Armatures Bones, Mesh Deform Modifier e Bones Shapes. Esta série promete oferecer uma gama incrível de recursos para controlar de forma avançada o rosto do personagem. Eu vou oferecer para vocês o link do primeiro tutorial que depois a medida que a série for sendo publicada, no próprio link se encontrará outros links para ver toda a série.
O David Ward autor desta série é nosso velho conhecido e esteve ausente durante um período, mas gora voltou com tudo e esta série vai ficar na história dos BlenderManiacos.

Neste primeiro número da série ele vai ensinar a criar as Shape Keys de forma a controlar cada lado do rosto de forma independente. Os grupos de vértices são muito usados nesta fase. Eu acabei observando algo que ainda não havia usado que é o controle preciso do peso de vértices dentro de um grupo de vértices que é aquela coloração Azul, Verde, Vermelha etc... Veja o vídeo que você vai entender como fazer.

Siga este tutorial e não deixe de ver toda a série que será publicada em breve:

Creating an Advanced Face Rig – Part One

Creating an Advanced Face Rig – Part Two

Um comentário:

B L E N D E R G A M E S disse...

Cara gostei muito vlw pelos tuto que você postiu, agora to com dúvida, como fasso para animar para que meu personagem ande de lado? tipo W , S eu coloco para frente e para tras, mas quando coloco A,D ele anda de lado mas com o mesmo movimento, eu sei que tenho que fazer uma animacao para o movimento de lado, mas nao estou conseguindo fazer, fica muito ruim... pode me ajudar? me add no msn... geraldorangel8@hotmail.com vlw

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários