"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Blender Maniacs Tutorials - Array Modifier - Nos Trilhos do Trem

Ei pessoal,

Algumas coisas bem simples, podem parecer complexas quando se vê apenas o produto final. Esta é a proposta deste fantástico tutorial do Andrew Price, que é mostrar que algo aparentemente difícil pode ser feito de forma rápida e simples usando o Array Modifier, um dos mais produtivos recursos de modelagem do Blender 3D. Você pode produzir uma fenomenal cena mesmo antes de aplicar as texturas a ela.


Em menos de meia hora de trabalho, com algum treino você perceberá como é simples obter uma imagem como esta acima. O segredo está em usar o Array Modifier associado a uma curva bezier ou path para multiplicar cada segmento de um objeto. É importante ficar atento ao uso correto das técnicas de produtividade como o Mirror Modifier e o posicioamento do Pivot point e sentido de rotação dos objetos para que toda operação funcione corretamente. Preste atenção no começo do vídeo quando é mudado o sentido das normais do túnel para que a textura e outros efeitos da malha sejam vistos pelo lado de dentro do túnel onde a cena será projetada.

Observe que ao criar as lâmpadas para iluminar o túnel, não será possível replicá-las usando o Array Modifier, porque este modificador é destinado a objetos com vértices e a lâmpada não é um deles. Sendo assim, para que se consiga não só as réplicas das Lâmpadas, mas que faça estas réplicas acompanharem a curvatura do túnel, as mesmas foram parenteadas com a mesma curva que foi usada no modificador Array para os demais objetos. Depois para facilitar o posicionamento do modelo físico da lâmpada sobre as lâmpas ele usou o mesmo recurso de replicação ao invés do Array Modifier. Para copiar para o outro lado do túnel a mesma série de lâmpadas deve se tomar o cuidado de mover o Pivot Point da Lâmpada para a posição original da curva, que é o centro exato de toda a cena.

Uma recomendação frequente do Andrew é que você invista pelo menos alguns minutos olhando imagens reaias como referência pela Internet para reproduzir o seu modelo no Blender 3D. O uso destas imagens permite aproximar nosso projeto da realidade do mundo em que vivemos.

O vídeo está em inglês, mas se você prestar atenção aos comandos apresentados em tela, mesmo com o som desligado será possível reproduzir este tutorial. É claro que você precisa ter alguma vivência em Blender 3D para fazer isto, mas não é nenhum bicho de sete cabeças mesmo para um iniciante esforçado.

O Andrew ainda vai produzir a segunda parte do tutorial que certamente inclui ótimas técnicas de texturização e composição que é o forte do Andrew, então fique ligado no site do cara para não perder esta barbada.

Siga o link abaixo para ver o Video Tutorial:

Create an Underground Subway Scene

Um comentário:

FilmePraSever.blogspot.com disse...

Negocio e o sequinte andrew vai produzir a segunda parte do documentario que por sisnal achei ruim . vcs poderriam fazer tutos para leigos . eu nao sou dessa area sou um curioso da net e to querendo aprender sobre blender e unity para criar jogo em 3d . eu t querendo fazer um boneco e importalo para o unity que é 100 % compativel com blender .mas nao acho um tuto que ensine bem passo a passo mesmo como modelar um boneco partis duma foto. eu achei alguns por ai mas nao e a versao do blender que tenho . tenho a 2.57 e nao sei nada do programa . entao eu queria tutos tipo para leigos mesmo para quem nao sabe nada e quer aprender . eu nao sou profissional e apenas curtição porque acho isso uma arte espertacular . entao se puderen ajudar eu agradeço desde ja .

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários