Ei pessoal,
Algumas coisas bem simples, podem parecer complexas quando se vê apenas o produto final. Esta é a proposta deste fantástico tutorial do Andrew Price, que é mostrar que algo aparentemente difícil pode ser feito de forma rápida e simples usando o Array Modifier, um dos mais produtivos recursos de modelagem do Blender 3D. Você pode produzir uma fenomenal cena mesmo antes de aplicar as texturas a ela.
Em menos de meia hora de trabalho, com algum treino você perceberá como é simples obter uma imagem como esta acima. O segredo está em usar o Array Modifier associado a uma curva bezier ou path para multiplicar cada segmento de um objeto. É importante ficar atento ao uso correto das técnicas de produtividade como o Mirror Modifier e o posicioamento do Pivot point e sentido de rotação dos objetos para que toda operação funcione corretamente. Preste atenção no começo do vídeo quando é mudado o sentido das normais do túnel para que a textura e outros efeitos da malha sejam vistos pelo lado de dentro do túnel onde a cena será projetada.
Observe que ao criar as lâmpadas para iluminar o túnel, não será possível replicá-las usando o Array Modifier, porque este modificador é destinado a objetos com vértices e a lâmpada não é um deles. Sendo assim, para que se consiga não só as réplicas das Lâmpadas, mas que faça estas réplicas acompanharem a curvatura do túnel, as mesmas foram parenteadas com a mesma curva que foi usada no modificador Array para os demais objetos. Depois para facilitar o posicionamento do modelo físico da lâmpada sobre as lâmpas ele usou o mesmo recurso de replicação ao invés do Array Modifier. Para copiar para o outro lado do túnel a mesma série de lâmpadas deve se tomar o cuidado de mover o Pivot Point da Lâmpada para a posição original da curva, que é o centro exato de toda a cena.
Uma recomendação frequente do Andrew é que você invista pelo menos alguns minutos olhando imagens reaias como referência pela Internet para reproduzir o seu modelo no Blender 3D. O uso destas imagens permite aproximar nosso projeto da realidade do mundo em que vivemos.
O vídeo está em inglês, mas se você prestar atenção aos comandos apresentados em tela, mesmo com o som desligado será possível reproduzir este tutorial. É claro que você precisa ter alguma vivência em Blender 3D para fazer isto, mas não é nenhum bicho de sete cabeças mesmo para um iniciante esforçado.
O Andrew ainda vai produzir a segunda parte do tutorial que certamente inclui ótimas técnicas de texturização e composição que é o forte do Andrew, então fique ligado no site do cara para não perder esta barbada.
Siga o link abaixo para ver o Video Tutorial:
Create an Underground Subway Scene
"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."
Adsense
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Widget FerramentasBlog e EscolaDinheiro
|
Marcadores
3D
(1)
4Shared
(4)
Add
(1)
Add-on
(14)
Animação
(36)
Aplicativos
(29)
Atalhos
(1)
Blender
(8)
Blender 2.6
(11)
Blender 2.67
(1)
Blender 2.7
(1)
BMesh
(1)
Buscador
(1)
Camera
(1)
Caustics
(1)
Clothing
(3)
Composition
(6)
Concursos
(3)
Contests
(3)
Creative Commons
(1)
Curiosidades
(4)
Curvas
(1)
Cycles
(8)
Dicas
(12)
Efeitos
(15)
Filmes
(8)
Free Tools
(1)
Freestyle
(1)
Game Engine
(8)
Iluminação
(3)
Interface
(7)
Interface; Versões
(6)
Jogos
(5)
Lighting
(8)
Materiais
(6)
Modelagem
(35)
Modelos
(8)
Modificadores
(11)
Motion Tracker
(1)
Músicas
(1)
News
(1)
Nodes
(2)
Notícias
(28)
Opensource
(5)
Parceiros
(18)
Particles
(7)
Pesquisas
(4)
Phisics
(2)
Plugins
(1)
Renderização
(16)
Repositórios
(3)
Revistas
(5)
Rigging
(11)
Scripts
(10)
Sculping
(1)
Shape Keys
(1)
Simulações; Animação
(3)
Sounds
(2)
Texturas
(12)
Texturização
(18)
The Sims
(1)
Tio Ilmo
(5)
Tutoriais
(67)
UV Mapping
(8)
Vender
(2)
Versões
(31)
Video Aulas
(49)
Video Editor
(2)
VSE
(1)
Walk Cycle
(1)
Youtube
(2)
Um comentário:
Negocio e o sequinte andrew vai produzir a segunda parte do documentario que por sisnal achei ruim . vcs poderriam fazer tutos para leigos . eu nao sou dessa area sou um curioso da net e to querendo aprender sobre blender e unity para criar jogo em 3d . eu t querendo fazer um boneco e importalo para o unity que é 100 % compativel com blender .mas nao acho um tuto que ensine bem passo a passo mesmo como modelar um boneco partis duma foto. eu achei alguns por ai mas nao e a versao do blender que tenho . tenho a 2.57 e nao sei nada do programa . entao eu queria tutos tipo para leigos mesmo para quem nao sabe nada e quer aprender . eu nao sou profissional e apenas curtição porque acho isso uma arte espertacular . entao se puderen ajudar eu agradeço desde ja .
Postar um comentário