"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Blender Maniacs Tutorials - Uma Imagem Realista com Render Interno

Muitas vezes discriminamos o Renderizador Interno do Blender devido à sua desatualização e limitação de recursos frente aos renderizadores externos disponíveis no mercado, porém um bom ajuste de iluminação, texturizações bem feitas e uma dose de recursos de composição da imagem podem tornar bastante realista o resultado final do seu trabalho usando apenas o renderizador interno do Blender 3D.

Isto fica provado pelo Andrew Price em praticamente todos os seus tutoriais em especial o último o qual eu destaco nesta postagem as dicas preciosas que ele passa.

Barris Realistas
O Andrew não tomou mais do que dez minutos modelando o barril, porém levou 40 minutos apenas ajustando a imagem com toques profissionais de textura e iluminação visando chegar a algo que se aproximasse da realidade. Assista ao vídeo de 50 minutos: Realistic Outdoor Lighting

O tutorial explica em detalhes como aplicar uma textura no barril para que ele tenha aspectos realistas, mas não antes de consultar imagens na internet de vários barris fotografados na vida real. Ele se preocupou em colocar as ranhuras e manchas comuns em barris abandonados no relento. Inclusive a marca do fabricante foi aplicada no barril usando o mapeamento UV num layer diferente do qual fora aplicado a textura. Isto ofereceu um visual de desgaste da marca, mesmo recurso usado no letreiro aplicado no muro ao fundo. A ação do tempo deteriora a pintura e isto deve ser retratado no render final. Tanto no piso quanto no muro foram aplicadas texturas com aspecto desgastado e acidentado. Estas imagens foram obtidas no acertvo de texturas da CG TEXTURES as quais o Andrew oferece o link para você baixá-las e usá-las gratuitamente nos seus trabalhos.

Para chegar ao resultado final o Andrew aplicou nada mais nada menos que cinco texturas sobrepostas no barril sendo duas para as ranhuras e desgaste da pintura, uma para o efeito da especularidade (reflexo da luz), uma para dar o efeito de oclusão que é escurecer um pouco os pontos de contato do objeto com o chão e por último a textura com a marca da empresa que ele produziu no Photoshop e salvou a imagem com fundo transparente (PNG) para que esta se misturasse com as outras texturas dando o efeito desgastado.

Observe que as sombras foram aplicadas com bastante realismo usando o efeito de dissolução ao longo de sua projeção na parede e nos barris. No vídeo ele explica como faz isto no Blender.

A iluminação se valeu dos recursos de Ambient Occlusion e Iluminação de Ambiente simulando o reflexo do céu. Até o reflexo da cor do barril no chão e na parede foi lembrado por ele neste tutorial e inclusive usou um truque para fazer isto.

Para quem quer se tornar um profissional no assunto, o Andrew recomenda a leitura do livro Digital Lighting and Rendering disponível no Amazon.com.

Eu sempre defendi que o artista profissional mostra seu talento usando com maestria os recursos disponíveis nas ferramentas mais simples, mesmo que estas não sejam o que se tem de melhor no mercado até porque nem todos podem pagar pelas caras facilidades. Assista a série Art Attack do Disney Channel e verá o que o cara é capaz de fazer com recursos bem escassos.

Busque inspiração nestes vídeos:

Pintura à golpes de Kung Fú

Dragão de Grãos - "DRAGRÃO"

Drácula de Alho - Ironia bem humorada

Enfim a idéia deste post é mostrar que seu talento não depende principalmente da ferramenta utilizada, mas da sua dedicação em aprender a produzir muito com pouco. Se bem que o Blender é muito em todos os aspectos e fiquem ligados, pois a versão Blender 2.57 estável está pintando na área.

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários