"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Blender Maniacs Render - LuxRender e SmalLuxGPU

Ultimamente tenho publicado bastante material relacionado com renderização, afinal com tantas novidades pintando nas comunidades Blender 3D sobre este tema é impossível ficar para trás.

Já falamos um pouco sobre o novo renderizador interno do Blender chamado Cycles que está no forno e promete revolucionar o mercado, mas o LuxRender que hoje é o renderizador gratuíto mais popular e completo do mercado está em constante evolução e por esta razão temos que estar atentos às novidades.

A mais quente delas é a nova versão estável 0.8 do LuxRender que vem repleta de novidades e entre elas o renderizador GPU SmallLuxGPU que assim como o Cycles faz renderizações simultâneas a tudo o que você opera/modifica na sua 3D View do Blender 3D.

Para explicar melhor, um cara chamado David Bucciarelli publicou alguns vídeos operando esta ferramenta que já está na versão 2.0.

Assista ao vídeo que mesmo que você tire o som já deixa claro o tamanho da novidade:


SmallLuxGPU 2.0 Preview from David Bucciarelli on Vimeo.

Após ver o vídeo, você pode checar o Wiki do SmalLuxGPU no link abaixo para aprender como opera o novo brinquedo:

SmalLuxGPU - Wiki

Confesso que fiquei impressionado quando assisti este vídeo e outros vídeos das versões anteriores. A qualidade e a velocidade da renderização simultânea são realmente fantásticas. Sinceramente não sei o naipe da placa de vídeo do cara e o processador que ele está usando neste vídeo, mas se meu Corel Duo e minha placa fizer algo parecido, vou ficar muito feliz.

Aliás veirifique se sua placa de vídeo é compatível com este sistema de renderização que usa o processador da placa em parceira com o processador do computador, pois pelo que entendi lendo as matérias, muitas placas são capazes de dar o recado, mas nem todas. De qualquer forma o ganho de tempo em renderização é tão significativo que vale a pena investir numa destas placas de vídeo.

Outra coisa curiosa nestes testes é a possibilidade de renderizar animações de altíssima qualidade como se pode ver neste vídeo abaixo:


SmallLuxGPU 1.6 Blender 2.5 Exporter from David Bucciarelli on Vimeo.

Processador: i7 860 + HD5870 + HD5850 - Resolução: 1920x1200

Antes que vocês perguntem, neste baita processador de última geração, uma cena de 30 segundos pode levar mais de 180 horas, pois se eu entendi um comentário do David no fórum da Vimeo, ele disse que para renderizar um quadro deste carro a 1280x720 levou 12 minutos.

Façamos as contas:

1 quadro = 12 minutos
30 quadros = 12 x 30 = 360 minutos (para se ter um segundo de filme)
Numa renderização de 30fps (30 frames per second) um segundo de vídeo levaria 360 minutos, ou seja, 30 segundos de vídeos =  30 x 360min = 10800 minutos = 180 horas = 7 dias e meio renderizando,rs. Tomara que eu tenha entendido errado, rs.

Se eu estiver certo, esta operação só rolaria numa central de renderização (RenderFarm) com dezenas de processadores malhando muito para gerar uma cena de 10 minutos com o vídeo acima.

Façam seus testes e publiquem seus comentários.

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários