"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Blender Tutorials - Como Criar Planetas e Estrelas Incríveis

Ae Galera!

Eu curto muito os tutoriais em vídeo, mas um bom tutorial feito no formato texto com ilustrações das telas do Blender em algumas situações pode ser muito mais didático e objetivo especialmente se considerarmos que ambos tenham sido desenvolvidos em Inglês que não é nossa língua mãe. A leitura e as ilustrações ajudam bastante entender a língua estrangeira.

Eu já elogiei muito aqui os autores internacionais de tutoriais para o Blender, e este tutorial que vamos sugerir vem de um site novo cujo autor é o Kelvin. Ele citou o tutorial de um outro autor como sendo a fonte de sua inspiração : veja  Ben Amend - Sun

O autor utiliza comandos básicos de textura e composição para obter os efeitos desejados nas estrelas que são o destaque da imagem abaixo:



Ele utilizou cinco texturas aplicadas sobre uma esfera do tipo Icosphere e por último criou um efeito de atmosfera azulado evolvendo a esfera principal. A idéia das cinco texturas é aplicar camadas de nuvens, relevo e luzes sobre a esfera.

Ao final ele aplicou aguns recursos de composição para dar mais realismo a cena, já que neste tutorial ele usou o renderizador interno do Blender.

Siga o link para o tutorial:

Make Awesome Stars in Blender 2.60

No mesmo site é possível encontrar uma dica de como criar um fundo estrelado usando o novo renderizador Cycles. Veja no link abaixo:
Céu estrelado - Starry Sky - Using Cycles

2 comentários:

99 disse...

Hi, I'm the creator of that tutorial. I believe you sent me a message regarding it.

Either way, thanks for the complements! :) My name is Kelvin, by the way.

Currently, I don't think it's possible to texture the stars in Cycles, and if it is, it would be *very* difficult, as Cycles does not have a contrast node.

Also, If you want to translate my tutorial, feel free to. :)

Oi, eu sou o criador desse tutorial. Eu acredito que você me enviou uma mensagem sobre ele.

De qualquer forma, obrigado pelo complemento! :) Meu nome é Kelvin, pela maneira.

Atualmente, eu não acho que é possível à textura das estrelas em ciclos, e se for, seria * muito * difícil, como Cycles não tem um nó de contraste.

Além disso, Se você quiser traduzir o meu tutorial, sinta-se livre para. :)

Gilson Animes disse...

Os links estão off.

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários