"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Blender Maniacs News - Blender Bloop - Reconhecimento de Movimentos

Olá galera,

Uma novidade de nome Bloop capaz de reconhecer os movimentos do seu corpo na mesma linha do Kinect da Microsoft. É mais um daqueles fantásticos Add-on para Blender 3D.

Para quem já tentou fazer uma animação de personagens em qualquer aplicativo 3D usando esqueletos, sabe que a tarefa é longa e complexa. Com este aplicativo a idéia é simplificar o trabalho, pois as poses são reconhecidas automaticamente e gravadas no formato Blender usando o Kinect.




Eu não testei o Bloop, mas a proposta é bem interessante. Mesmo que você tenha que fazer alguns retoques finais numa animação, só o fato dele ajudar no processo já vale a pena.

O Bloop funciona na versão 2.59 do Blender e não foi testado nas mais recentes versões. Você vai precisar do Kinect para fazer o reconhecimento dos movimentos. Ainda bem que eu já tenho um em casa.

Assim que eu conseguir testar este brinquedo eu vou postar alguma coisa aqui no Blog. A verdade é que eu já estudei inúmeros tutoriais sobre animação de personagens, especialmente os intrincados movimentos de caminhada, mas ainda não finalizei nenhum trabalho pessoal por absoluta falta de tempo, pois afinal a tarefa é árdua e requer bons conhecimentos da técnica.

Talvez com o auxílio do Bloop eu me anime e comece a animar também.

Se você quer dar vida ao seu personagem comece por aqui:

Blender Bloop - Reconhecimento de Movimentos

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários