"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

sexta-feira, 9 de março de 2012

Blender Maniacs Tips - Combinação de Renders no Cycles (Stacking)

O Greg Zaal deu uma dica importante para quem quer ganhar tempo de renderização no Cycles do Blender


Como sabemos o Cycles é um renderizador progressivo, ou seja, quanto maior o número de "Passes" ou "Samples" (como queiram), melhor ficará a sua renderização.

Desde quando se começou a falar do Cycles eu publiquei uma postagem aqui comparando a qualidade de renderização da mesma cena variando o total de passes(samples). A imagem torna-se mais nítida a medida que aumentamos os passes da renderização no Cycles.

Quando quiser ver uma imagem mais nitida sem aumentar o número de passes, a dica do Greg é muito simples, basta você usar o compositor de nós do Blender para misturar várias renderizações de poucos passes que você terá o resultado de uma renderização de muitos passes.

Ficou confuso?



Compositor com Mix juntando cinco imagens renderizadas com 20 passes = imagem de 100 passes
  Imagine que durante os testes de renderização de uma cena, você tenha feito cinco renderizações de  20 passes cada e salvo os arquivos da imagem gerada mesmo que elas tenham pouca nitidez. Você teria 5 imagens de 20 passes cada.

Se você combinar estas cinco imagens usando o compositor do Blender você obterá uma renderização de 100 passes. Agora ficou claro?

Numa renderização estática o ganho de tempo talvez não seja notório, compensando apenas aumentar o número de passes, mas na rederização de uma animação a coisa muda muito pois cada segundo de animação requer de 24 a 30 imagens em geral.

O Greg chamou este recurso de "Stacking".

Assista ao tutorial que ele fez demonstrando como fazer:

Stacking (Combinação de Renders com poucos Passes)

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários