"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

quinta-feira, 22 de março de 2012

Blender Maniacs Tutorials - Animação de Página de Livro

Alguns tutoriais pescados pela Internet realmente podem ser úteis em projetos bem específicos. Eu mesmo tenho um projeto pessoal de ilustrar de forma animada um livro infantil que escrevi faz anos e por absoluta falta de tempo não consegui se quer começar o projeto.




Felizmente numa pesquisa casual encontrei um tutorial bem interessante que ensina a animar a paginação de um livro no Blender , ou seja, aquele efeito que já vimos em vários filmes animados onde alguém começa a narrar uma história e um livro se abre e suas páginas vão sendo viradas conforme a história evolui.

O autor que tem um site chamado Blender Time publicou a quase dois anos atrás um tutorial feito em Blender 2.5 (ufa ainda bem que está na nova interface) que além de ensinar a animação da página, também aborda como aplicar uma textura nos dois lados do plano que foi usado para representar a página.

O tutorial de pouco mais de 15 minutos é bem objetivo e você precisa estar no nível intermediário do Blender para acompanhar, pois aborda até o uso do compositor do Blender.

Eu estou animado em reproduzir este tutorial em Português como desafio pessoal para seguir na minha missão de 2012 que visa ajudar a comunidade 3D a usar o Blender como ferramenta fundamental em substituição aos softwares pagos.

Se você estiver interessado em começar a usar o Blender, visite o meu novo Blog Blender Video Aulas. Lá você vai encontrar o guia do usuário para iniciantes e no futuro teremos vários tutoriais do Tio Ilmo para exercitar o aprendizado.

Mas voltando ao assunto desta postagem siga no link abaixo para aprender este efeito realmente especial:

Virando a Página - Animação em Blender

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários