"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Blender Maniacs Tutorials - Construindo uma Cidade

Um dos recursos mais interessantes nas ferramentas 3D é o sistema de partículas. Este tutorial desenvolvido por mim foi inspirado no tutorial do Andrew Price do site Blender Guru. Eu fiz algumas modificações no procedimento que ele fez, mas na essência é a mesma coisa, porém numa abordagem mais voltada para iniciantes.





Normalmente eu divido meus tutoriais em várias partes enquanto o Andrew coloca tudo num mesmo vídeo que costuma ter mais de uma hora de duração. A separação por partes permite você escolher qual o tema que te interessa e pular aquilo que não será útil para você. O meu tutorial é especialmente útil para a comunidade iniciante que fala Português enquanto o Andrew além de falar Inglês de Australiano, aborda seus tutoriais de uma forma mais avançada. Por esta razão o meu tutorial na soma das partes fica maior do que o dele, por tratar com mais detalhes cada passo. Em suma eu aprendo com o Guru e ensino para o povo iniciante.

Feitas as comparações dos dois professores (Guru vs Tio Ilmo), o que tenho a dizer desta série de sete vídeos, é que se você acompanhar tudo, vai aprender dezenas de técnicas do universo 3D.

Eu inicio com uma apresentação de tudo o que será abordado no tutorial citando fontes importantes de recursos 3D usados no mesmo, como modelos prontos, texturas bem como uma visão geral de cada etapa. Portanto se quiser pular a apresentação fica a seu critério. Eu não pularia, rs.

A modelagem é bem simples, mas para os iniciantes serão mostrados alguns recursos muito importantes como estrusões e cortes na malha. Além é claro de aprender a fazer um prédio bem convincente a partir de um cubo e uns segredos de modelagens que mesmo eu não conhecia antes de ver o tutorial do Guru. Um deles é o que acontece após um dimensionamento do objeto no mapeamento UV dependendo do modo que estiver usando.

Para a texturização foi utilizada uma técnica mais avançada que é o mapeamento UV com o renderizador Cycles. Você vai aprender aplicar vários mapeamentos UV num mesmo objeto. Algumas técnicas para aumentar a precisão da aplicação da textura também são contempladas nesta etapa do tutorial. Além é claro das mudanças constantes dos modos de visão entre textura, sólido, grade e render para acompanhar a evolução do trabalho.

O sistema de partículas é tratado de forma bem didática ensinando controles precisos de cada partícula gerada. Esta etapa já é uma aula importantíssima de como aplicar este sistema de emissão de partículas que poderá ser usada em várias outras situações como por exemplo a criação de grama ou cabelos em áreas específicas do modelo com absoluta precisão. Fiquem muito ligados neste vídeo que é a parte mais importante desta série.

Também abordo com alguns detalhes a configuração da renderização com o Cycles e uma pitadinha de composição para aplicar um efeito bem legal de nebulosidade na nossa cidade que via de regra é poluída como aquelas da vida real.

No final eu ensino como importar objetos prontos (um carro) de outro arquivo Blender e fazer algumas modificações nele e também faço uma pequena e tosca animação de carros circulando numa via principal da nossa cidade virtual. Até um som bem tosco de carros transitando eu coloquei no vídeo, mas esta parte pula, pois não ficou legal, acreditem eheheheh! Um dia vou fazer um tutorial sobre o editor de vídeo do Blender, mas isto requer um pouco mais de estudos de minha parte.

Algumas partes abordadas neste tutorial você não encontra na versão original do Andrew Price e vice-versa, então vale a pena ver os dois tutoriais.

Assista a série de vídeos neste link:

Blender 2.6 - Construindo uma Cidade

Um comentário:

Unknown disse...

Baixei vários videos pelo YouTube;muito bom.Estou aprendendo blender v272 no debian 8.6; conteúdo, audio video.PARABENS

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários