"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

Adsense

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Blender Maniacs News - Blender 2.63 RC1 - Release Candidate

Como é de costume a equipe de desenvolvedores do Blender 3D sempre disponibiliza em primeira mão algumas candidatas a versão final com uma série de inovações e melhorias no aplicativo. Curta a versão 2.63 do Blender 3D.

Desta vez as bolas da vez são o BMESH, melhorias no CYCLES e MOTION TRACKER e pequenas coisinhas extras bem como correção de 110 BUGS.


Aliás quando se fala em BUGS é assustador saber que na versão imediatamente anterior encontraram mais de 100 problemas. O volume é grande porque a ferramenta é gigante. O Blender é uma ferramenta multitarefa como todos sabemos então é possível operar o aplicativo por meses sem perceber os bugs, desde que você não esteja usando aquele recurso que está danificado. Recentemente eu desenvolvi um tutorial de duas horas que abrangeu vários recursos da tecnologia 3D e pouco percebi problemas durante as duas horas de uso do aplicativo navegando por vários menus e telas. Um problema foi marcante durante o mapeamento UV quando tentava mudar uma nova textura afetava os outros mapeamentos já fixados, o qual espero que esteja corrigido nesta versão 2.63.

Mas falando em novidade, penso que o momento BMESH de ser chegou, e chegou pra ficar. Já tratamos deste tema aqui com reservas, pois muda a cultura de modelar por expandir o número de vértices por faces. Isto dá muito mais flexibilidade e torna o modelador mais preguiçoso, rs. Vamos ver como o mestre da topologia 3D chamado Jonathan Williamson (Blender Cookie) receberá e ensinará esta novidade, já que ele falou muito sobre a importância de manter a malha com quatro vértices para fins de deformação para animação. Por enquanto veja uma ótima explanação sobre o BMESH e seus N-Gons neste link.

O CYCLES que já é nosso amiguinho há algumas versões, receberá importantes melhorias que eu com meus parcos conhecimentos se quer sei explicar as vantagens, mas só de pensar no que foi citado nesta matéria já dá pra imaginar onde se quer chegar com o CYCLES. Siga o link e curta as melhorias.

O MOTION TRACKER já vem sendo usado pela galera, mas das novas ferramentas, penso que esta é que precisa de muito trabalho para produzir melhores resultados. Eu já fucei um pouco, mas me parece que falta alguma coisa pra ela ficar realmente funcional e prática.

Nenhum comentário:

Assinar Feed Assinantes

Seguir no Twitter Seguidores

Artigos publicados Artigos

Comentários recebidos Comentários