"Em seis dias Deus modelou o mundo, o iluminou com o sol, a lua e as estrelas; o texturizou com as belas flores e árvores e depois o animou criando o homem, a mulher e os animais. Ao final da criação num bem iluminado Sábado, Ele descansou enquanto sua obra ficava renderizando."

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domingo, 29 de abril de 2012

Blender Maniacs News - Blender 2.63 Oficial

Agora a versão oficial do Blender 2.63 está disponível para download. Já falamos aqui sobre as novidades que vão mudar o nosso jeito de modelar com o novo BMESH e como eu já previa na postagem anterior, o Jonathan Williamson já fez ótimos vídeos para apresentar as vantagens desta nova ferramenta além é claro das melhorias em outras funções já tradicionais do nosso amiguinho Blender.



Aproveite e baixe agora mesmo a nova versão e faça seus testes. Mas não deixe de assistir aos videos do Jonathan também:

Link para download do Blender 2.63

Link para assistir aos vídeos do Jonathan Williamson

sábado, 21 de abril de 2012

Blender Maniacs News - Virtual Lighting Studio

Com tantas melhorias no Blender 3D a comunidade se mobiliza para ajudar a todos entender como usar os recursos mais modernos disponibilizados nas últimas versões.

Os recursos de iluminação nunca foram fáceis de usar, especialmente quando se quer obter aquela bela imagem só vista em trabalho de fotógrafos profissionais.

Aliás os profissionais sempre dizem que o segredo de uma boa foto está da iluminação adequada e não no equipamento que você usa.

Na onda dos fotógrafos profissionais um colega desta arte chamado Zvork desenvolveu uma ferramenta online chamada Virtual Lighting Studio que você pode conferir e testar no link abaixo.

Virtual Lighting Studio



São inúmeras possibilidades de simular iluminação com opções de mudar o fundo, as cores da lâmpadas a distância em relação o objeto, a luminosidade, posição vertical e horizontal para efeitos de sombra e por ai a fora.

Os recursos são baseados na tecnologia do renderizador Cycles.

Faça seus testes e aprenda várias formas de finalizar um ótimo render!

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Blender Maniacs News - Blender 2.63 RC1 - Release Candidate

Como é de costume a equipe de desenvolvedores do Blender 3D sempre disponibiliza em primeira mão algumas candidatas a versão final com uma série de inovações e melhorias no aplicativo. Curta a versão 2.63 do Blender 3D.

Desta vez as bolas da vez são o BMESH, melhorias no CYCLES e MOTION TRACKER e pequenas coisinhas extras bem como correção de 110 BUGS.


Aliás quando se fala em BUGS é assustador saber que na versão imediatamente anterior encontraram mais de 100 problemas. O volume é grande porque a ferramenta é gigante. O Blender é uma ferramenta multitarefa como todos sabemos então é possível operar o aplicativo por meses sem perceber os bugs, desde que você não esteja usando aquele recurso que está danificado. Recentemente eu desenvolvi um tutorial de duas horas que abrangeu vários recursos da tecnologia 3D e pouco percebi problemas durante as duas horas de uso do aplicativo navegando por vários menus e telas. Um problema foi marcante durante o mapeamento UV quando tentava mudar uma nova textura afetava os outros mapeamentos já fixados, o qual espero que esteja corrigido nesta versão 2.63.

Mas falando em novidade, penso que o momento BMESH de ser chegou, e chegou pra ficar. Já tratamos deste tema aqui com reservas, pois muda a cultura de modelar por expandir o número de vértices por faces. Isto dá muito mais flexibilidade e torna o modelador mais preguiçoso, rs. Vamos ver como o mestre da topologia 3D chamado Jonathan Williamson (Blender Cookie) receberá e ensinará esta novidade, já que ele falou muito sobre a importância de manter a malha com quatro vértices para fins de deformação para animação. Por enquanto veja uma ótima explanação sobre o BMESH e seus N-Gons neste link.

O CYCLES que já é nosso amiguinho há algumas versões, receberá importantes melhorias que eu com meus parcos conhecimentos se quer sei explicar as vantagens, mas só de pensar no que foi citado nesta matéria já dá pra imaginar onde se quer chegar com o CYCLES. Siga o link e curta as melhorias.

O MOTION TRACKER já vem sendo usado pela galera, mas das novas ferramentas, penso que esta é que precisa de muito trabalho para produzir melhores resultados. Eu já fucei um pouco, mas me parece que falta alguma coisa pra ela ficar realmente funcional e prática.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Blender Maniacs Tutorials - Construindo uma Cidade

Um dos recursos mais interessantes nas ferramentas 3D é o sistema de partículas. Este tutorial desenvolvido por mim foi inspirado no tutorial do Andrew Price do site Blender Guru. Eu fiz algumas modificações no procedimento que ele fez, mas na essência é a mesma coisa, porém numa abordagem mais voltada para iniciantes.





Normalmente eu divido meus tutoriais em várias partes enquanto o Andrew coloca tudo num mesmo vídeo que costuma ter mais de uma hora de duração. A separação por partes permite você escolher qual o tema que te interessa e pular aquilo que não será útil para você. O meu tutorial é especialmente útil para a comunidade iniciante que fala Português enquanto o Andrew além de falar Inglês de Australiano, aborda seus tutoriais de uma forma mais avançada. Por esta razão o meu tutorial na soma das partes fica maior do que o dele, por tratar com mais detalhes cada passo. Em suma eu aprendo com o Guru e ensino para o povo iniciante.

Feitas as comparações dos dois professores (Guru vs Tio Ilmo), o que tenho a dizer desta série de sete vídeos, é que se você acompanhar tudo, vai aprender dezenas de técnicas do universo 3D.

Eu inicio com uma apresentação de tudo o que será abordado no tutorial citando fontes importantes de recursos 3D usados no mesmo, como modelos prontos, texturas bem como uma visão geral de cada etapa. Portanto se quiser pular a apresentação fica a seu critério. Eu não pularia, rs.

A modelagem é bem simples, mas para os iniciantes serão mostrados alguns recursos muito importantes como estrusões e cortes na malha. Além é claro de aprender a fazer um prédio bem convincente a partir de um cubo e uns segredos de modelagens que mesmo eu não conhecia antes de ver o tutorial do Guru. Um deles é o que acontece após um dimensionamento do objeto no mapeamento UV dependendo do modo que estiver usando.

Para a texturização foi utilizada uma técnica mais avançada que é o mapeamento UV com o renderizador Cycles. Você vai aprender aplicar vários mapeamentos UV num mesmo objeto. Algumas técnicas para aumentar a precisão da aplicação da textura também são contempladas nesta etapa do tutorial. Além é claro das mudanças constantes dos modos de visão entre textura, sólido, grade e render para acompanhar a evolução do trabalho.

O sistema de partículas é tratado de forma bem didática ensinando controles precisos de cada partícula gerada. Esta etapa já é uma aula importantíssima de como aplicar este sistema de emissão de partículas que poderá ser usada em várias outras situações como por exemplo a criação de grama ou cabelos em áreas específicas do modelo com absoluta precisão. Fiquem muito ligados neste vídeo que é a parte mais importante desta série.

Também abordo com alguns detalhes a configuração da renderização com o Cycles e uma pitadinha de composição para aplicar um efeito bem legal de nebulosidade na nossa cidade que via de regra é poluída como aquelas da vida real.

No final eu ensino como importar objetos prontos (um carro) de outro arquivo Blender e fazer algumas modificações nele e também faço uma pequena e tosca animação de carros circulando numa via principal da nossa cidade virtual. Até um som bem tosco de carros transitando eu coloquei no vídeo, mas esta parte pula, pois não ficou legal, acreditem eheheheh! Um dia vou fazer um tutorial sobre o editor de vídeo do Blender, mas isto requer um pouco mais de estudos de minha parte.

Algumas partes abordadas neste tutorial você não encontra na versão original do Andrew Price e vice-versa, então vale a pena ver os dois tutoriais.

Assista a série de vídeos neste link:

Blender 2.6 - Construindo uma Cidade

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